Dia da Pessoa com Deficiência é celebrado nesta terça e chama atenção para 10% da população paraibana

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é celebrado nesta terça (03). A data tem o objetivo de promover a conscientização sobre a inclusão das pessoas com deficiência e destacar a importância de garantir os direitos e acessibilidade em diversas áreas da sociedade.

De acordo com a publicação “Pessoas com deficiência e as desigualdades sociais no Brasil”, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2022, a Paraíba apresenta 10,7% da população, com dois anos ou mais de idade, com alguma deficiência. Esse índice coloca o estado como o segundo maior entre os 26 estados e o Distrito Federal, ficando atrás apenas de Sergipe, que registra a maior concentração de pessoas com deficiência, com 12,3%.

Hellosman de Oliveira, de 50 anos é tetraplégico. Aos 25 anos de idade ele sofreu uma lesão medular e perdeu os movimentos dos membros superiores e inferiores. Para o administrador de empresas, o poder público ainda não disponibiliza acessos da forma adequada para este público. “Infelizmente os poderes constituídos não oferecem políticas públicas de acessibilidade. A acessibilidade é ferramenta primordial para a garantia dos nossos direitos e ao acesso às políticas públicas de saúde, educação inclusiva, empregabilidade e inclusão social. Sem acessibilidade sofremos mais capacitismo, desigualdades e exclusão. Os indicadores socioeconômicos são bastante negativos no que se refere às pessoas com deficiência. Nossa luta é por uma sociedade anti capacitista, inclusiva e cidadã”, afirmou Hellosman.

Serviços especializados

Em João Pessoa, a Prefeitura oferece diversos serviços para garantir o atendimento e a orientação das pessoas com deficiência. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES) disponibiliza programas e serviços voltados para essa população, como o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), que oferece apoio psicossocial e encaminhamentos para serviços especializados.

Além disso, o Núcleo de Apoio à Pessoa com Deficiência (NAPD), vinculado à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), oferece suporte educacional e psicopedagógico para estudantes com deficiência, além de promover ações de inclusão no ambiente acadêmico. O local também oferece cursos de capacitação e eventos de conscientização.

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de João Pessoa realiza atividades de orientação e atendimento especializado nas áreas de educação, saúde, assistência social e reabilitação. A APAE também promove projetos que visam garantir a integração das pessoas com deficiência na sociedade, além de atender a demandas específicas para o público infantil e adulto.

No âmbito da saúde, o Hospital Universitário Lauro Wanderley e o Hospital de Trauma de João Pessoa também contam com atendimento especializado para pessoas com deficiência, com serviços de reabilitação, fisioterapia e acompanhamento médico multidisciplinar. Além disso, a Rede de Reabilitação de João Pessoa, composta por diversas unidades, oferece serviços de ortopedia, fisioterapia e acompanhamento para pessoas com deficiências motoras.

Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), também oferece atendimento especializado aos cidadãos com deficiência. Através da Coordenação de Atenção à Pessoa com Deficiência, são disponibilizados serviços de reabilitação, fisioterapia, apoio psicológico e orientação sobre o acesso a benefícios e direitos, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O atendimento é realizado em unidades de saúde estaduais e em centros especializados em reabilitação, que fazem parte da Rede Estadual de Saúde.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo