DIA NACIONAL DO LIVRO: 16 executivos indicam obras que mudaram sua carreira

Em ocasião da data, EXAME pediu que executivos de grandes empresas do Brasil abrissem suas bibliotecas e indicassem livros que mudaram sua carreira e os auxiliaram a conquistar novos objetivos

No próximo sábado, 29 de outubro, é celebrado o Dia Nacional do Livro. E, apesar do Brasil ser conhecido por um país de não-leitores, desde a pandemia o mercado editorial tem registrado crescimento.

Segundo dados do 13º Painel do Varejo de Livros no Brasil, em 2021 foi registrado um aumento de quase 30% no volume de livros vendidos no país, quando comparado com o ano anterior.

Dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PCM), do IBGE, mostram que, em setembro deste ano, o setor de livros, jornais, revistas e papelaria cresceu 2,1% em agosto. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, o avanço é de 19%.

Quando surgiu o Dia Nacional do Livro?

A data de 29 de outubro foi escolhida porque, nesse dia, em 1810, foi fundada a Biblioteca Nacional, a primeira do Brasil e localizada no Rio de Janeiro. Por conta da invasão de Napoleão Bonaparte a Portugal, D.João VI e sua corte vieram para o Brasil.

Na época foram trazidas mais de 60 mil peças, como livros, documentos, mapas e manuscritos, para o novo país em sua comitiva. Atualmente, a Biblioteca Nacional é a mais antiga instituição brasileira e, considerada pela UNESCO, uma das maiores bibliotecas nacionais do mundo e a maior da América Latina.

A leitura é um hábito que ajuda não só a ter boas ideias e se desenvolver, bem como melhora a comunicação e escrita.

Pensando nisso, EXAME pediu que executivos de grandes empresas do Brasil abrissem suas bibliotecas e indicassem livros que mudaram sua carreira e os auxiliaram a conquistar novos objetivos. Veja a seguir:

1. Callebe Mendes, CEO da Zapay

Livro: Blitzscaling: o caminho mais rápido para construir negócios extremamente valiosos, dos autores Reid Hoffman, co-fundador do Linkedin e sócio da Greylock Partners, e Chris Yeh, empreendedor e mentor.

O livro traz um conjunto de técnicas para aumentar a escala em um ritmo acelerado, que eliminarão os concorrentes de seu caminho. O objetivo do blitzscaling não é ir de zero a um, mas de um a um bilhão o mais rápido possível. “Ler esse livro me traz sempre um conforto de que estamos no caminho certo e um desconforto de que precisamos fazer mais”, diz Mendes.

2. Helmuth Hofstatter, CEO da Logcomex

Livro: O Lado Difícil das Situações Difíceis: Como Construir um negócio quando não existem respostas prontas do Ben Horowitz, sócio cofundador da Andreessen Horowitz.

“Leitura necessária para os empreendedores que estão abrindo o próprio negócio, uma vez que a obra dá dicas e normas de sabedoria prática para auxiliá-los a resolverem os problemas mais difíceis do mercado corporativo – aqueles que a faculdade não ensina na prática”, destaca Hofstatter.

3. Fabrício Moreno, head comercial da Adyen

Livro: Como Chegar ao Sim: como negociar acordos sem fazer concessões, de William Ury, Roger Fisher e Bruce Patton.

A obra nasceu a partir do Projeto de Negociação de Harvard. O grupo que estuda e atua em negociações, mediações e resoluções de conflitos, escreveu o livro para oferecer um método direto e prático para chegar em acordos que deixem todas as partes envolvidas satisfeitas. Com dicas e técnicas que acompanham exemplos reais podem ser usados em diversas situações e de qualquer área – seja no profissional como na vida pessoal. No livro os autores ensinam a se concentrar nos interesses de todas as partes, não só defender pontos; alcançar objetivos sem estremecer relações; trabalhar em parceria para encontrar soluções criativas e justas; negociar com pessoas mais poderosas; entre outros.

4. Fábio Rodas, CEO da Shopper

Livro: O Jogo Infinito, do Simon Sinek.

O autor explica que nos negócios, assim como na vida, não existem vencedores e perdedores. Para Sinek, líderes que abraçam a mentalidade infinita têm empresas mais fortes, inovadoras e inspiradoras, ou seja, são eles que nos conduzem para o futuro. “A filosofia antiga de que o objetivo de uma companhia deveria ser maximizar o shareholder value está fadada ao fracasso, no longo prazo”, acrescenta.

5. Helson Santos, CEO da Logstore

Livro: Hit Refresh (Aperte F5) de Satya Nadella.

“A obra é importante, pois traz toda transformação que um CEO – não fundador realizou em uma empresa de tecnologia altamente lucrativa por meio da Cultura e não da digitalização. Satya apresenta como o empoderamento das pessoas e a visão de compartilhamento e união com plataformas melhores que da Microsoft era o melhor plano a seguir para se inovar e criar uma presença ainda mais forte no futuro. O resultado trouxe uma empresa não só inovativa e engajada, como a tornou em uma das seletas empresas a atingir a marca de 1 trilhão em valor de mercado”, diz.

6 – Karim Hardane, country manager da Nowports

Gestão de Alta Performance (High Output Management) do Andrew Grove, ex-CEO da Intel.

“Leitura atemporal e indispensável para a gestão de uma empresa conectada com o universo da inovação. O autor simplifica conceitos técnicos para auxiliar os líderes a encontrarem soluções nos momentos desafiadores dos negócios. Grove, ex-presidente da Intel, maior fabricante de chips de computador dos Estados Unidos, traz insights fundamentais sobre as responsabilidades do líder na conquista dos resultados e como transformar os colegas de trabalho em membros de uma equipe altamente produtiva”, pontua Karim.

7. Maria Colli, co-fundadora da Pampili

Livro: Humanismo extremo: O novo padrão de excelência no mundo e nos negócios, do autor Tom Peters.

“Livro necessário para quem quer ter sucesso nos negócios, empreender e cultivar uma cultura de confiança, equidade, crescimento pessoal, dentre outras sugestões que o livro traz”, explica Maria Colli.

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