DiCaprio, Gisele e outras celebridades fazem apelo contra queimadas na Amazônia

A maior floresta tropical do mundo arte em chamas há, pelo menos, 15 dias consecutivos, causados pela política ambiental adotada pelo Governo Federal, com números de incêndios batendo recordes dos últimos anos. O Brasil enfrenta um período de destruição ambiental com as queimadas na maior floresta do mundo e em outros estados do Norte do país.

No entanto, as notícias só passaram a circular quando o dia virou “noite” em São Paulo, na segunda-feira, 19. Logo descobriu-se que o motivo do susto no sudeste brasileiro acontecia no coração da Amazônia. As imagens dos incêndios passaram a ser compartilhados pela população e por diversas celebridades no mundo, em protesto contra as queimadas e desmatamentos. A hashtag #PrayforAmazonas também chegou a ser a mais usada no mundo no início da tarde.

Enquanto alguns famosos apontam o dedo ao presidente brasileiro Jair Bolsonaro, ele, por outro lado, acusa (sem provas) as ONGs pelas queimadas; outros falam sobre a falta de cobertura midiática e refletem sobre o papel ativo que cada um pode ter. A modelo e ativista ambiental Gisele Bündchen foi apenas uma das celebridades brasileiras que já se manifestaram, pedindo aos seus seguidores que assinassem a petição da Greenpeace.

“As queimadas crescentes estão a destruir há dias o que a natureza leva anos, séculos para construir. Eu já estive lá e pude ver de perto como tudo acontece, especialmente como os oportunistas se aproveitam da época das secas para botar a floresta abaixo. O desmatamento na Amazônia tem que parar!! Pela nossa saúde e pela saúde do nosso Planeta!”, escreveu a modelo no Instagram.

Os pedidos de ajuda não foram feitos apenas por celebridades brasileiras, e, nos Estados Unidos, por exemplo, muitas celebridades já reagiram às notícias. Entre elas o ativista e ator Leonardo DiCaprio, que partilhou um dos textos mais divulgados pelos utilizadores sobre o assunto, por estes dias.

“Assustado por pensar que a Amazônia é a maior floresta tropical no planeta, responsável por 20% do oxigênio da Terra (basicamente o pulmão do mundo), e tem estado a arder nos últimos 16 dias com quase nenhuma cobertura mediática. Porquê?”

Atacando o governo, alguns diretamente ao presidente Bolsonaro, os famosos pedem providências e apelam para o fim das queimadas. Demi Lovato, Ariana Grande, Cara Delevingne, Jaden Smith e Lauren Jauregui foram algumas das celebridades que aderiram a campanha nas redes sociais.

Desmatamento e incêndios na Amazônia

Segundo dados do Instituto de Pesquisas Espacias (Inpe), o número de incêndios florestais aumentou 82% entre janeiro e agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2018. De acordo com o instituto, a Amazônia, concentra mais da metade das queimadas com 52,5% dos registros, seguida do Cerrado, que marca 30,1%, e da Mata Atlântica, com 10,9%.

Com informações de O Canal

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo