Dois cães testam positivo para Covid-19 durante pesquisa de universidade federal
De acordo com o professor Alexander Biondo, coordenador do estudo, a pesquisa apontou, até o momento, que animais não desenvolvem a Covid-19 e nem transmitem para humanos.
A Universidade informa que estes são os primeiros casos confirmados em cães pelo projeto, que é único no Brasil. O estudo está sendo realizado em Curitiba, Belo Horizonte, Campo Grande, Recife, São Paulo e Cuiabá.
Anteriormente, o projeto já havia ajudado a detectar o primeiro caso de infecção em um gato, em Cuiabá, no Mato Grosso.
O primeiro caso de Covid em um cachorro foi em um macho adulto da raça buldogue francês. O tutor dele tinha testado positivo e notou uma secreção nasal no animal, que dorme na mesma cama que ele.
O tutor fez um segundo teste no mesmo dia que o cão, e o resultado deu negativo para o dono e positivo para o cão. Foi detectada uma pequena quantidade de vírus no organismo do animal. No dia seguinte foi realizado um novo teste, que deu negativo.
O segundo caso foi de um cão macho adulto sem raça definida, e que a tutora também tinha testado positivo. A dona tem quatro cães. Ela disse que todos tiveram episódios de espirros, mas apenas um deles testou positivo para coronavírus.