ELEIÇÕES 2020: Deputado estadual Wilson Filho confirma pré-candidatura à prefeitura de João Pessoa
Neste sábado (18), o deputado estadual Wilson Filho (PTB) confirmou a sua pré-candidatura na disputa pelo cargo da prefeitura de João Pessoa. Com o nome do parlamentar, agora, são 16 virtuais candidatos que estão concorrendo ao posto nas eleições municipais deste ano.
Wilson ensaia discurso moderado para a disputa, em linha divergente com a negação da política pregada por outro virtual candidato da base aliada do governador, o vereador Bruno Farias (Cidadania). Do partido de João, outro nome colocado como possibilidade é o do também vereador Léo Bezerra. O nome de um dos dois será escolhido para a disputa, caso o governador não opte por abrir conversa com outros partidos. Wilson Filho foi candidato a vice de Cida Ramos (PSB), em 2016. Outro nome da base governista é o de Raoni Mendes, que foi o primeiro a se lançar como pré-candidato neste ano.
Veja lista dos virtuais candidatos na capital em ordem alfabética:
- Anísio Maia (PT)
- Bruno Farias ou Léo Bezerra (Cidadania)
- Cícero Lucena (PP)
- Edilma Ferreira, Diego Tavares, Daniella Bandeira ou Socorro Gadelha
- Eduardo Carneiro (PRTB)
- Gerson Vasconcelos (Rede)
- João Almeida (SD)
- Julian Lemos (PSL)
- Nilvan Ferreira (MDB)
- Pablo Honorato (Psol)
- Rafael Freire (UP)
- Raoni Mendes (DEM)
- Ricardo Coutinho ou Amanda Rodrigues (PSB)
- Ruy Carneiro (PSDB)
- Wallber Virgolino (Patriotas)
- Wilson Filho (PP)
Apesar do número de postulações anunciadas, reina a indefinição em vários partidos. O PV do prefeito Luciano Cartaxo, por exemplo, tem quatro candidatos a pré-candidatos. Ele retirou da gestão quatro secretários (Edilma Ferreira, Diego Tavares, Daniella Bandeira ou Socorro Gadelha) para decidir entre um deles. O gestor pretende definir o nome até o final deste mês e tenta um complicado diálogo com o grupo do governador João Azevêdo, visando o pleito deste ano.
Há indefinição também no PSB, do ex-governador Ricardo Coutinho. Em outros tempos, seria impossível contar a história das eleições deste ano sem colocá-lo no rol dos pré-candidatos. O problema é que a série de denúncias do Ministério Público e o fato de ele ter chegado a ser preso tiraram do socialista a aura de favoritismo. A solução a ser tirada da cartola poderá ser a escolha da mulher, Amanda Rodrigues, para a disputa. Um outro nome cogitado, apesar de não muito, é o do deputado federal Gervásio Maia.
Do PSDB, antigo adversário dos socialistas no Estado, deve ir para as urnas o deputado federal Ruy Carneiro. Ele vem encampando um discurso voltado para o desenvolvimento, ressaltando sempre a necessidade de “reconstrução dos empregos” e das empresas, por causa da quebradeira causada pela pandemia do novo Coronavírus. A linha, também mais moderada, deverá ser encampada por Cícero Lucena (PP), lançado como pré-candidato.
Três nomes já lançados se colocam no campo conservador e da negação da política, buscando a inserção junto ao eleitor bolsonarista. A lista inclui o comunicador Nilvan Ferreira (MDB), o deputado estadual Wallber Virgolino (Patriotas) e o federal Julian Lemos (PSL). Deles, Nilvan foi o que primeiro se lançou na busca por apoiamentos e tem sustentado um discurso de nova política. No rádio, ele se notabilizou nos últimos meses pelo alinhamento com as ideias do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
A esquerda será representada no pleito pelo suplente de deputado estadual, Anísio Maia (PT). A sigla sonhava com Luiz Couto, que preferiu permanecer com o cargo de secretário no governo da Paraíba. Maia diz que vai encampar a defesa legado dos ex-presidentes Lula e Dilma. Do espectro de esquerda vêm também os candidatos da Rede (Pablo Honorato) e UP (Rafael Freire).
A lista de pré-candidatos foi engordada com a presença do deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB) e do vereador João Almeida (SD).