ELEIÇÕES 2020: Saiba quais os vantagens de trabalhar como mesário
As eleições municipais de 2020 acontecerão no dia 15 de novembro. Faltando menos de três meses para a realização do pleito, a Justiça Eleitoral começou a convocar os mesários para que trabalhem nas eleições.
Em 2018, quase dois milhões de brasileiros trabalharam como mesários nas eleições, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Deste montante, em torno de 50% eram voluntários.
A intenção do TSE é de aumentar o número de eleitores que se candidatem para os cargos, principalmente para diminuir o número de convocações obrigatórias durante a pandemia.
Para estimular que as pessoas se voluntariem, o tribunal oferece alguns benefícios para quem trabalhar na eleição.
O primeiro deles é de receber dois dias de folga por dia trabalhado.
Se tiver segundo turno, serão mais dois dias, totalizando quatro dias de folga. Os dias de treinamento, quando necessário, também contam para receber a folga do trabalho.
Outro benefício é o pagamento de um auxílio alimentação.
A ajuda é no valor de R$ 35,00 por cada turno trabalhado.
Os estudantes universitários que trabalharem nas eleições ainda possuem outra vantagem.
O serviço pode ser validado como horas complementares nas instituições conveniadas ao Projeto Universidade Amiga. Nesse caso, são 30 horas por turno trabalhado.
Quem prestar concurso público também ganha outros benefícios. Além da isenção da taxa de inscrição, o fato de ter trabalhado em eleições serve como critério de desempate.
Para se candidatar, é preciso ter mais de 18 anos e estar em dia com a Justiça Eleitoral. Pela primeira vez, os mesários podem se inscrever pelo aplicativo e-Título, que pode ser baixado em qualquer plataforma, Android e iOS, no Google Play e na Apple Store. A inscrição também pode ser feita pelos sites dos regionais eleitorais.