Eles dão like, compartilham e opinam, mas como conseguir o voto dos jovens?
Eles podem não ser maioria, mas o voto dos jovens certamente vai fazer a diferença nas eleições de 2022. Isso se eles efetivamente forem às urnas. E hoje é um dia crucial para determinar a presença dos jovens nas zonas eleitorais de outubro.
Pois termina, justamente nesta quarta-feira, 4, o prazo para que brasileiros a partir de 16 anos peçam a primeira via ou a regularização do título de eleitor. E eles estão respondendo ao chamado da justiça eleitoral: De acordo com o TSE, só no mês de março o Brasil ganhou mais 445.553 novos eleitores entre 15 e 18 anos.
Os dados retratam um aumento expressivo na busca pelo primeiro título por parte dos jovens brasileiros. Quando comparados a fevereiro, por exemplo, os números mostram um crescimento de 27,6%.
Mais presentes e engajados nas redes sociais – onde, cada dia mais, se desenvolve a disputa eleitoral – os jovens representam um desafio para os bunkers um políticos:
O que eles querem ouvir?
O que estão pensando?
Como conseguir o voto além do views e do like?
Como conquistar o engajamento da garotada?
Essa é a missão de quem quer comemorar a vitória em outubro. Já a dos jovens é qualificar nossas escolhas, alterando um perfil eleitoral que muitas vezes passou longe de ser assertivo, comprometendo o futuro do país.