ESQUECEU DE MASTIGAR: Obstrução intestinal de Bolsonaro foi causada por camarão engolido
Um camarão mastigado incorretamente teria sido a causa da internação de dois dias do presidente Jair Bolsonaro, no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. A informação é do médico Antônio Luiz Macedo, que acompanha o chefe do Executivo desde 2018. O presidente deu entrada na unidade na madrugada de segunda-feira (3) devido à obstrução no intestino.
Em coletiva de imprensa, o profissional disse que o ideal é “mastigar 15 vezes cada garfada”. Bolsonaro recebeu alta nesta quarta-feira (5) e admitiu não ter mastigado o fruto do mar. “Eu não almoço, eu engulo. A peixada tinha uns camarõezinhos também, comi e mastiguei o peixe e comi o camarão”, afirmou.
Macedo aproveitou para explicar que o presidente terá que realizar caminhadas nos próximos dias e se alimentar conforme dieta especial.
“O presidente está com a saúde muito boa, se recuperando rapidamente. Quando cheguei [no hospital], o intestino estava começando a funcionar e no dia seguinte já estava funcionando. O presidente vai fazer uma dieta especial por uma semana e caminhadas.”
Bolsonaro também não precisará passar por mais uma cirurgia, já que a medicação foi o suficiente para desfazer a obstrução no intestino.
“Normalmente nestes quadros nós não operamos direto, se faz uma sonda gástrica, hidratação nasoenteral. Como tem uma saúde graças a Deus muito boa, recupera rapidamente, tanto que no dia que eu cheguei, o intestino ainda estava começando a funcionar e no dia seguinte já estava bem”, comentou o médico que chegou ao hospital na última terça-feira (4).
Macedo estava nas Bahamas e, quando soube que o presidente passou mal, voltou ao Brasil para atendê-lo. O profissional foi o responsável pela cirurgia de Bolsonaro após a facada que ocorreu em 2018.