Estudante de medicina come 720 ovos em 28 dias e revela resultados incríveis
Nick Norwitz, um youtuber e estudante de medicina da Universidade de Harvard, resolveu fazer um experimento metabólico bastante incomum: comer 720 ovos em 28 dias para testar os impactos do alimento em seus índices de colesterol — especialmente no LDL (Lipoproteína de baixa densidade), conhecido como “colesterol ruim”.
Os resultados da pesquisa extrema foram considerados igualmente surpreendentes. De acordo com Norwitz, os níveis de LDL dele baixaram cerca de 20% no período, mesmo que tenha quintuplicado a quantidade de colesterol ingerida no período.
O teste consistiu em comer um ovo por hora, todos os dias, por 28 dias. Segundo o estudante, em entrevista ao canal Fox News, comer tantos ovos no período não foi difícil, já que se trata de um “um alimento bastante versátil”. Ele comeu ovos de “todas as maneiras” — mexidos, fritos, omeletes, temperados”.
Na primeira semana, o índice de colesterol ruim baixou 2%, com uma queda de outros 18% nas semanas seguintes.
A queda maior no segundo período, segundo ele, pode ser explicada pela adição de carboidratos à dieta com ovos, que equilibra o trato digestivo e estimula a queima de colesterol ruim. Mas a escolha do tipo de carboidratos também é importante: Norwitz ingeriu mirtilos, bananas e morangos no período, o que resultou em uma queda grande no período.
“Eu esperava que meus níveis de colesterol não mudassem apenas com a adição de ovos — e foi isso que realmente aconteceu”, afirmou Nick Norwitz na entrevista.
É importante destacar que essa não foi uma pesquisa científica, revisada por outros pesquisadores, mas sim um experimento de um estudante da área.
O estudante ressalta também que a pesquisa estranho foi uma forma de “provocar intelectualmente” as dicas de dieta muito restritivas que se propagam em redes sociais.
Segundo ele, a principal lição dos resultados é que não existe uma única dieta para todos os humanos. Para escolher uma dieta adequada é necessário ter um objetivo, seja ele manter a saúde cardiovascular, o tratamento de doenças ou a busca por longevidade.
“Sou apaixonado por tornar a saúde metabólica popular. Esta é apenas a ponta do iceberg”, completou ele na entrevista.
É possível ver os resultados com mais detalhes no vídeo dele no YouTube.