EVENTO GRATUITO: ‘Maratona’ do cinema nacional exibe sucessos do cinema na UFPB
O Prêmio Grande Otelo, considerado o Oscar do cinema nacional, é uma realização da Academia Brasileira de Cinema e está em sua 23ª edição, cuja premiação ocorrerá dia 28 de agosto na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Desde 2018, em parceria com o órgão, o projeto de Extensão Aruandando no Campus e nas Redes, capitaneado pelos professores Lúcio Vilar (Demid-CCHLA) e Fernando Trevas Falcone (Curso de Cinema), promove a Mostra de Filmes Finalistas (em competição no GP) que esse ano se realizará no Cine Aruanda (CCTA-UFPB), de 8 a 20 de agosto. A iniciativa tem apoio do Curso de Cinema e do CCTA, DEMID-CCHLA, ADUF-PB e LAVID.
As sessões serão gratuitas (confira grade de programação abaixo) e o filme de abertura (dia 8, às 19h30) será o blockbuster tupiniquim ‘Minha Irmã e Eu’, de Susana Garcia, que conseguiu levar mais de dois milhões de espectadores aos cinemas de todo o país no primeiro semestre deste ano. Ao todo, serão exibidos 16 longas-metragens, entre dramas, comédias e documentários, com filmes para todos os gostos.
“É uma verdadeira maratona do que tivemos do melhor no cinema nacional em 2023, como já batizamos a mostra, por isso mesmo serão exibidos dois filmes por dia (às 17h00 e às 19h30), exceto na abertura e encerramento”, explica o professor e coordenador do projeto de extensão Aruandando no Campus que encerra suas atividades com esse avento no exercício 2023-2024. A aluna de Mídias Digitais, Débora Medeiros (bolsista do projeto) e Maviael Ribeiro, do curso de Cinema do CCTA, coordenam a divulgação e mobilização dos discentes e da comunidade acadêmica em geral.
Para o professor Fernando Trevas Falcone (coordenador-adjunto do mesmo projeto de extensão), a realização da Mostra dos Finalistas no Cine Aruanda é “uma ótima oportunidade da comunidade universitária do CCTA e da UFPB e do público de João Pessoa conhecer alguns filmes produzidos recentemente e que expressam a qualidade, a diversidade e a potência criativa do cinema brasileiro”.
Já o coordenador do curso de Cinema (CCTA), Carlos Dowling, reconheceu que a realização da mostra do Prêmio Grande Otelo é ao mesmo tempo uma atividade de rearticulação e requalificação do Cinema Aruanda: “É uma ação de importância ímpar na valorização e difusão dos instrumentos culturais da UFPB, servindo como um excelente impulso para o processo de formação de audiências, públicos e plateias para o cinema nacional, atuando para ajudar a diminuir o gargalo histórico em sua distribuição e exibição”, destacou.
A verdade é que o evento se consolidou como a maior premiação do cinema brasileiro e reúne os protagonistas do cenário cultural brasileiro: artistas e instituições produtoras e exibidoras, contribuindo, assim, para a promoção, incentivo e divulgação das obras da produção audiovisual independente e recente do país.
VOTO POPULAR
Outro atrativo é o Voto Popular, uma vez que o público participa votando no filme preferido das categorias: melhor longa-metragem ficção, melhor longa-metragem documentário e melhor longa-metragem comédia.
Segue, abaixo, grade de Programação para ‘maratonar’ a Mostra de Finalistas no Cine Aruanda:
PROGRAMAÇÃO CINE ARUANDA/CCTA-UFPB
Dia 8/ 19h30 – FILME DE ABERTURA: MINHA IRMÃ E EU, de Susana
Garcia. Produção: Marcio Fraccaroli, André Fraccaroli e Veronica Stumpf por Paris Produções Cinematográficas.
Classificação indicativa: 14 Anos
Duração: 95 minutos
Dia 9/17h00 – NOITES ALIENÍGENAS, de Sergio de Carvalho. Produção: Sérgio de Carvalho por Saci Filmes e Pedro von Krüger por Com Domínio Filmes
Classificação indicativa: 12 Anos
Duração: 90 minutos
19h30 – BELCHIOR – APENAS UM CORAÇÃO SELVAGEM, de Natália
Dias e Camilo Cavalcanti. Produção: Camilo Cavalcanti por Clariô Filmes.
Classificação indicativa: Livre
Duração: 90 minutos
Dia 12/ 17h00 – PEDÁGIO, de Carolina Markowicz. Produção: Bianca Villar, Fernando Fraiha e Karen Castanho por Biônica Filmes.
Classificação indicativa: 16 Anos
Duração: 101 minutos
19h30 -. ELIS & TOM, SÓ TINHA DE SER COM VOCÊ, de Roberto de
Oliveira e Jom Tob Azulay. Produção: Diogo Zecchin Pires Gonçalves e Roberto de Oliveira por Rinoceronte Entretenimento.
Classificação indicativa: 12 Anos
Duração: 100 minutos
Dia 13/ 17h00 – PÉROLA, de Murilo Benício. Produção: Marcello Ludwig Maia por República Pureza Filmes e Murilo Benício por M.B.
Classificação indicativa: 14 Anos
Duração: 90 minutos
19h30 – NADA SERÁ COMO ANTES – A Música do Clube da Esquina, de Ana Rieper. Produção: Ana Rieper e Suzana Amado por Paladina Produções Artísticas.
Classificação indicativa: 10 Anos
Duração: 78 minutos
Dia 14/ 17h00 – ANDAÇA – OS ENCONTROS E AS MEMÓRIAS DE BETH CARVALHO, de Pedro Bronz. Produção: Roberto Berliner por TV Zero
Classificação indicativa: 12 Anos
Duração: 112 minutos
19h00 – SAUDOSA MALOCA, de Pedro Serrano. Produção: Renata Martins Alvarez por Pink Flamingo Filmes.
Classificação indicativa: 12 Anos
Duração: 108 minutos
Dia 15/ 17h00 – DESAPEGA!, de Hsu Chien. Produção: Marcos Scherer por Bronze Filmes e Catarina Chamon por Rubi Filmes e Produções Artísticas.
Classificação indicativa: Livre
Duração: 95 minutos
19h30 – O SEQUESTRO DO VOO 375, de Marcus Baldini. Produção: Joana Henning e Paula Torres por Estúdio Escarlate
Classificação indicativa: 14 Anos
Duração: 107 minutos
Dia 16/ 17h00 – TRÊS TIGRES TRISTES, de Gustavo Vinagre. Produção: Gustavo Vinagre e Rodrigo Carneiro por Carneiro Verde Filmes.
Classificação indicativa: 16 Anos
Duração: 90 minutos
19h30 – RETRATOS FANTASMAS, de Kleber Mendonça Filho.
Produção: Emilie Lesclaux por Cinemascópio, Silvia Cruz e Felipe Lopes
por Vitrine Filmes.
Classificação indicativa: 12 Anos
Duração: 93 minutos
Dia 19/17h00 – OS FAROFEIROS, de Roberto Santucci. Produção: André Carreira por Camisa Listrada e Roberto Santucci por Panorama Filmes
Classificação indicativa: 12 Anos
Duração: 105 minutos
19h30 – MUSSUM, O FILMIS, de Silvio Guindane. Produção: André Carreira por Camisa Listrada e Roberto Santucci por Panorama Filmes.
Classificação indicativa: 10 Anos
Duração: 122 minutos
Dia 20/19h30 – FILME DE ENCERRAMENTO: NOSSO SONHO – A HISTÓRIA DE CLAUDINHO E BUCHECHA, de Eduardo Albergaria. Produção: Leonordo Edde e Eduardo Albergaria por Urca Filmes.
Classificação indicativa: 12 Anos
Duração: 120 minutos