Experiência e perfil conciliador de Branco Mendes pesaram na decisão do Republicanos

E no fim das contas, o fiel da balança que definiu Branco Mendes como o nome do Republicanos para presidir o primeiro biênio da próxima legilslatura da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) foi o fator experiência. Não que Wilson Filho, com seus 33 anos, também não seja experiente. Afinal, já são dois mandatos como deputado federal e um como deputado estadual, com mais um garantido após a vitória na eleição deste ano, na sua trajetória política extremamente promissora.

Porém, se tratando de Casa de Epitácio Pessoa, Branco Mendes é um dos deputados mais longevos entre os eleitos, caminhando para o seu 5º mandato de forma consecutiva. Não há como não reconhecer o bom relacionamento que o parlamentar tem com seus pares e o seu perfil pacificador e conciliador.

Aliás, não há uma notícia ou rumor sequer de desentendimento de Branco com algum colega. Nem por matéria, nem por espaços em comissões, ou Mesa Diretora. Com certeza, esse foi um fator que deve ter pesado a seu favor. Também neste caso, não que na biografia de Wilson Filho exista histórico de algo assim. Porém, 16 anos é um período de amostragem muito maior que 4 anos, isso é inegável.

Porém, o mais principal para o Republicanos é a forma como o processo foi conduzido. Em uma disputa interna altamente equilibrada em quase todos os critérios, definida aos 45º do segundo tempo do prazo estipulado pela legenda, o partido sai unido, coeso e sem racha. Com todos falando a mesma língua e olhando para a mesma direção.

Nas semanas em que a indefinição perdurou, nenhuma troca de farpas, desmerecimento ou desrespeito público entre os dois. É uma maturidade poucas vezes vista em um processo político não só na Paraíba, como no Brasil como um todo.

 

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo