Exposição gratuita sobre a história das vacinas é aberta em João Pessoa
A Exposição Vacina! foi aberta em João Pessoa nesta terça-feira (13), no mezanino do Espaço Cultural. a ação, promovida pela Fiocruz, pretende desmistificar as vacinas com informação de qualidade. A visitação é gratuita, acontece de terça a domingo, incluindo feriados, das 9h às 20h30, até o dia 16 de julho. A exposição faz parte do projeto “Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais”, com o apoio do Governo do Estado da Paraíba.
De acordo com a coordenadora do projeto e médica, Lurdinha Maia, é importante falar sobre o assunto com informações de fácil entendimento e relembrar a importância da vacinação para o combate a doenças já erradicadas, como o sarampo e o tétano.
“Com esta exposição queremos trabalhar questões culturais e popularizar a ciência. Por que existe um distanciamento da população em relação às vacinas? Por que as coberturas vacinais estão baixas no país inteiro? Um dos fatores é que as pessoas não vêem mais doenças. Por isso mesmo que precisa vacinar para que essas doenças não voltem, pois as crianças continuam nascendo e, se não forem vacinadas, vai ser criado um grupo suscetível para as doenças e começa tudo de novo”, disse a médica.
A atração tem por objetivo utilizar recursos tecnológicos, como painéis, aparatos interativos, jogos e multimídias para desmistificar o assunto. É abordado a história dos imunizantes no Brasil e no mundo, a rede de produção e distribuição, tipos de vacinas e explicações sobre os conceitos de vírus e bactérias. Uma tela interativa mostra o Calendário de Vacinação dividido por faixa etária e serão disponibilizados QRCodes com mais informações sobre cada tema.
A exposição é aberta para a população em geral e oferece uma equipe de mediadores para conversar com os visitantes. São 16 monitores, voluntários e bolsistas do Projeto de Extensão “Imunize a UFPB”, do Centro Profissional e Tecnológico.
Grupos acima de 10 pessoas e escolas devem agenda a visitação através do e-mail coberturavacinal@bio.fiocruz.br. Outras informações podem ser consultadas através do WhatsApp: (83) 92000-7669