Exposição “Milagre da Neve” conta história da padroeira e da cidade de João Pessoa
A exposição “O Milagre da Neve” começa nesta quarta-feira (26) às 16h e acontece no Centro Cultural da Casa da Pólvora. O evento que faz parte da Festa das Neves, em celebração ao aniversário da cidade de João Pessoa e à padroeira da cidade, terá entrada gratuita.
A exposição vai abordar sobre a origem do nome da cidade, a história da padroeira Nossa Senhora das Neves e a Festa das Neves. O espaço vai estar em funcionamento de domingo a domingo, das 9h às 17h, e a mostra continua até dia 2 de setembro.
Devoção Milenar
O curador Augusto Moraes, proprietário do acervo, explica que a exposição vai relatar o aparecimento da Santa em Roma, na Itália, por volta do século IV. Ele também lembra que no mundo só existem três Basílica de Nossa Senhora das Neves, uma na cidade de Roma, na Itália, outra em Antuérpia, na Bélgica e a terceira na Paraíba.
“Nossa Senhora das Neves é um ícone, uma pintura medieval de origem bizantina que está em Roma. Essa imagem primitiva já teve várias derivações que vou explicar na exposição. No caso da Paraíba, que é o foco, foi criada, no século XIX, uma imagem de roca, aquela imagem branquinha que sai na procissão. Para o paraibano, a santa é aquela, apesar de que a Basílica tem uma escultura do século XX baseada no ícone primitivo romano”, observou.
Augusto também fala que contratou uma costureira para fazer roupas para a imagem e que hoje, ao todo, são mais de 20 peças já feitas, que também estarão na exposição
A mostra também contará com painéis contando a história da Paraíba e da Basílica. “São painéis escritos por algumas pessoas da Paraíba. É uma exposição bem didática. Também haverá um cenário das colinas de Roma, onde ela apareceu no Monte Esquilino”, completou o curador.