Fábrica de revestimentos vinílicos chega em Alhandra com portfólio inovador e alta tecnologia de produção
A Vexa tem como meta se tornar uma das três marcas líderes do setor em um ano
Neste ano, o mercado global de revestimentos vinílicos está avaliado em US$ 26,34 bilhões, segundo a consultoria Mordor Intelligence. De olho nessas boas perspectivas, que certamente vão impactar o cenário nacional, a Vexa Revestimentos Vinílicos chega ao mercado pronta para revolucionar o setor de pisos vinílicos brasileiro com sua nova fábrica em Mata Redonda, Alhandra, na Paraíba.
Focada em inovação e tecnologia, a empresa tem como objetivo se posicionar entre as três principais marcas de pisos vinílicos do país no curto e médio prazo. A primeira fase da construção da fábrica já foi concluída, ocupando 27 mil m² de um terreno de 242 mil m², e o início das operações está previsto para setembro.
Parte significativa dos investimentos realizados na fase de fundação da Vexa Revestimentos foi destinada à compra de equipamentos de alta tecnologia e ao desenvolvimento de um portfólio de produtos inovador. A empresa lança simultaneamente 34 padrões exclusivos de pisos vinílicos colados LVT e rígidos clicados SPC, que serão produzidos pela primeira vez em solo nacional. “Nossa meta é alcançar uma participação significativa no mercado de revestimentos vinílicos já no próximo ano, oferecendo produtos diferenciados e de alta excelência, com tecnologia de ponta e fabricação 100% nacional”, afirma o diretor Comercial e de Marketing Joaquim Pio.
A inauguração da Vexa não representa apenas um avanço tecnológico, mas também um impacto positivo na economia local, com a geração de novos empregos e o desenvolvimento econômico da região, o que deverá se refletir em novas oportunidades para a comunidade.
Para facilitar a logística, a empresa também conta com um Centro de Distribuição em São Paulo, garantindo entregas rápidas e eficazes em todo o território nacional. Mas a atuação da Vexa deverá ir além disso, em pouco tempo, como destaca o executivo. “Paralelamente ao nosso lançamento no Brasil, estamos articulando nossa expansão para o mercado internacional. Nossa expectativa é que já no próximo ano os revestimentos Vexa estejam disponíveis para outros países da América do Sul”.
Além de buscar negócios no mercado externo, a empresa tem em vista outras estratégias de negócios. “A Vexa nasce com uma visão de futuro bem definida, que inclui investimentos no desenvolvimento de outras categorias de revestimentos vinílicos à base de PVC para segmentos complementares ao de pisos. Queremos apresentar outras novidades já no primeiro semestre de 2025”, antecipa Joaquim Pio.
Diferenciais Vexa
A Vexa pretende redefinir o mercado de pisos vinílicos com uma abordagem inovadora que une design autêntico e tecnologia avançada. Cada linha de produtos da empresa é fruto de pesquisas e seleção criteriosas de padrões, resultando em um portfólio diversificado e atraente.
Um dos grandes diferenciais da empresa é a produção de todas as linhas de seus pisos vinílicos rígidos clicados SPC com o inovador sistema de encaixe Click Unidrop, uma tecnologia patenteada que será fabricada no Brasil sob licença da Unilin Technologies. Este sistema de duplo encaixe das réguas – na lateral e nos topos – facilita a instalação e reduz seu tempo, garante precisão no encaixe e permite a aplicação sobre diversas superfícies, simplificando todo o processo de colocação do piso. Além disso, a produção dos encaixes é controlada pelo sistema computadorizado ClickControl, que assegura a excelência dessa solução.
Outro diferencial dos pisos vinílicos Vexa é a proteção contra vírus e bactérias, além da resistência à água, combinando inovação, durabilidade e alto desempenho para os mais diversos tipos de uso, do residencial ao comercial intenso.
A Vexa oferece cinco linhas distintas de produtos, cada uma com até oito padrões exclusivos. As linhas receberam os nomes de Versa, Quadra (duas linhas LVT), Serras, Reservas e Madeiras Brasileiras (três linhas SPC).
A linha Madeiras Brasileiras merece destaque à parte. Formada por seis padrões, ela foi desenvolvida através de um processo detalhado e aprofundado, focado na pesquisa e análise das madeiras nobres do Brasil. “Nosso objetivo foi criar uma linha com padrões únicos e exclusivos que não apenas destacassem as madeiras das nossas florestas, mas também evocassem um sentimento de orgulho e memória afetiva nacional”, conclui Joaquim Pio.