FAKENEWS: Vídeo de pole dance na cruz não foi gravado na Parada do Orgulho LGBT em São Paulo

A gravação, na verdade, foi feita na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, em abril deste ano.

O que diz o post

“O desrespeito aos cristãos no Brasil. Essa foi a ‘apresentação cultural’ que a comunidade LGBT+ decidiu fazer a Jesus Cristo na Parada Gay 2023 em São Paulo”, diz o texto que sobrepõe o vídeo.

Na cena, um homem aparece crucificado em cima de um palco. Em seguida, chega uma pessoa com shorts jeans curto, top brilhante e salto alto que começa a dançar de maneira sexual na cruz. A performance, depois, continua no chão.

Na legenda, está escrito: “FALTA DE RESPEITO AOS CRISTÃOS EM PARADA GAY | Fazer isso com o símbolo principal do cristianismo é completamente repugnante, desagradável e sem pudor. O respeito é uma via de mão dupla! #paradagay2023”.

Por que é distorcido?

O vídeo não foi gravado em São Paulo, mas em São Francisco, nos EUA. A apresentação de pole dance feita em uma cruz foi registrada durante um evento chamado Hunky Jesus & Foxy Mary (Jesus bonitão & Maria gata, em tradução livre) (aqui e aqui), em 9 de abril (aqui), no Dolores Park, na cidade de São Francisco, na Califórnia. Vídeos publicados no YouTube confirmam que o evento não ocorreu na Parada do Orgulho LGBT+ paulistana (aqui e aqui).

O Hunky Jesus é um evento tradicional da comunidade LGBTQIA+, mas não acontece na Parada Gay. O evento é realizado anualmente durante a Páscoa, desde 1995, pela organização LGBTQIA+ Sisters of Perpetual Indulgence (aqui) e reúne uma série de performances e um concurso de fantasias com temática religiosa.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo