Fecomércio e Prefeitura de Picuí lançam o Selo de Qualificação da Carne de Sol do município
A Fecomércio Paraíba se uniu à Prefeitura Municipal de Picuí para promover um produto típico do município: a Carne de Sol. Com o objetivo de valorizar o produto, os produtores e estimular a produção e comercialização, será lançado neste mês, o Selo de Qualificação da Carne de Sol de Picuí, que será certificada pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O lançamento do selo acontece na cidade de Picuí, no dia 23 de novembro, com um jantar para convidados promovido pelo Senac Paraíba e assinado pelo Chef Onildo Rocha. Estarão presentes no evento o Prefeito do Município, Olivânio Remígio, e o Presidente da Fecomércio, Marconi Medeiros; além de autoridades ligadas aos setores do comércio, do turismo, da agricultura e da indústria.
A Qualificação da Carne de Sol de Picuí vai ser uma importante ferramenta para estimular o comércio do produto tanto para o mercado interno como para exportação, uma vez que será verificado pelo Serviço de Inspeção Municipal, fornecido pela Secretaria Municipal de Agricultura, que é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal. Com isso, a expectativa é que a produção da Carne de Sol possa gerar mais renda, empregos e tributos para a região.
O Senac também está presente nas ações de promoção do produto. Além de oferecer o jantar no dia do lançamento, a instituição vem realizando na cidade visitas técnicas, oficinas, palestras e workshops utilizando a carne de sol e outros produtos característicos da região, como a fruta gogoia e a palma. Quem está levando estes conhecimentos é o Chef Onildo Rocha, convidado pela instituição para promover o regionalismo e manutenção dos saberes e sabores culturais de Picuí.
Por meio de parcerias público-privadas como esta, o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Paraíba buscam valorizar os produtos paraibanos, assim como a cultura e a gastronomia tão fortes e importantes para a região e para o estado. Atrelado a isso, as instituições buscam promover qualificação profissional para atender com excelência a demanda do comércio de bens, serviços e turismo.
—