Festejos Juninos em Conde mantem tradição de festa tranquila e sem ocorrências graves
A noite da última segunda-feira (24), dia de São João, marcou com o encerramento das apresentações musicais do São João 2024 de Conde, realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Turismo e com apoio do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Cultura. Foram quatro noites de shows no Centro de Conde sem registro de ocorrências graves, programação diversificada e comércio movimentado.
As comemorações iniciaram nos dias 14 e 15 de junho no Assentamento Tambaba e na Pousada de Conde, respectivamente, mantendo uma ação de descentralização do evento, movimentado também outras localidades mais distantes do Centro da cidade. Na Praça Pedro Alves, o palco foi montado e os shows iniciaram na sexta-feira, dia 21, com o momento de “Ações de Graças”, voltado para o público evangélico com apresentações de Víviah Santiago, Irvynny e Milly e o cantor Fábio Paixão.
No dia 22 de junho, Raifi Sousa, Banda A Ruiva e Danieze Santiago, animaram o público que mesmo com as chuvas, curtiram a festa com muita alegria e segurança. Na véspera de São João, dia 23 de junho, a Quadrilha Junina Raio de Luar, do município de Conde, abriu os festejos, com muita colorido e criatividade. Em seguida os ficaram com a cantora Kelly Silva que trouxe um repertório diversificado e encerrando a noite, o cantor Roginho.
O encerramento dos shows no Centro de Conde foi marcado por um momento religioso com a apresentação do Cantor Elson Júnior e Ministério Unidos Pela Fé. A prefeita de Conde, Karla Pimentel avalia de forma positiva os festejos juninos do município. “Mais um evento que a prefeitura realiza com público e sem ocorrências graves. Isso é fruto do trabalho em parceria da Guarda Municipal com a Polícia Militar e de toda a ação de monitoramento que a nossa Guarda tem, pensando na segurança e tranquilidade de todos. Foram quatro noites de pessoas na rua, se divertindo, seja curtindo os shows ou no parque de diversões, além dos dias que os festejos foram descentralizados na Pousada e em Tambaba”, destacou.
Karla reforçou a importância de uma programação variada e inclusiva para todos os públicos. “Preparamos uma programação diversificada com atrações locais, valorizando nossos artistas da terra e também atrações regionais, que são conhecidas do nosso público e foram sucesso, como Danieze Santiago, que já veio ao Conde em outra oportunidade, mas que encanta o púbico ou como Roginho e a Banda A Ruiva que vieram ao Conde pela primeira vez e ficaram maravilhados com o calor humano da população e a Quadrilha Junina Raio de Luar, que leva o nome do Conde e encanta por onde passa com seu espetáculo. Também destaco as duas noites que dedicamos aos momentos religiosos com as “Ações de Graças”, que trouxe o público das Igrejas Evangélicas e o show do Cantor Elson Júnior, no dia de São João, voltado para o público católico”, disse.
Outro ponto positivo foi o “Bate e Volta”, criado pela gestão municipal, ofertando transporte gratuito para a população de outras localidades que puderam curtir os shows no Centro de Conde. “O Bate e Volta foi criado nas festividades do Verão, como forma de proporcionar a população que nem sempre consegue se deslocar até os locais das festas, uma possibilidade de ir e voltar até o evento de forma gratuita e com toda a tranquilidade. Fizemos novamente no São João e mais uma vez, com resultado positivo”, acrescentou a prefeita.
Além dos festejos juninos, a Prefeitura também promoveu e distribuição do milho para as famílias que são atendidas pelos CRAS do município, além do tradicional São João Interescolar, onde reuniu em dois dias, todos os alunos da rede municipal de ensino, da Educação Infantil a Educação de Jovens e Adultos (EJA), numa grande festa de confraternização e valorização da cultura.
Até o dia 06 de julho, ainda acontecem celebrações juninas no município. Nos dias 28 e 29 de junho, o tradicional São Pedro na Colônia de Pescadores em Jacumã e no dia 06 de julho, os festejos na Comunidade Mata da Chica, zona rural de Conde.