FICA ALERTA! Sábado é último dia para baixar e-Título
O documento eletrônico substitui a versão impressa do título e pode ser apresentado no momento da votação. Caso o eleitor possua foto e biometria registradas, não é necessário outro documento de identificação. Porém, caso não haja biometria gravada, é preciso levar outro documento oficial em papel com foto.
O E-título também pode ser usado para identificar o local de votação e a seção eleitoral, justificar ausência de voto e emitir documentos, como certidão de quitação eleitoral.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a decisão de impedir o download no dia da votação “visa ampliar a estabilidade do aplicativo que será utilizado, simultaneamente, por mais de 30 milhões de pessoas”. O órgão confirma que as pessoas que baixarem o app em qualquer data anterior ao dia das eleições poderão usar o aplicativo normalmente.
A medida foi tomada neste ano por conta da instabilidade relatada para baixar a ferramenta nas eleições de 2020, em que muita gente entrou no dia das eleições e o app teve problemas de funcionamento.
Na seção “e-Título” do app deve constar o seu nome, foto, data de nascimento, zona e seção de votação, município/UF e filiação (nome da mãe e do pai), com o QR code de validação dos dados, que atestam a autenticidade do documento.
Como faço para baixar?
Para baixar o e-Título, é muito simples. Acompanhe:
- Acesse a sua loja de aplicativos, no seu smartphone, digitar “e-Título” na busca e clicar na opção “Obter” ou “Instalar”;
- Depois de baixado, abra o app, concorde com os termos de uso e preencha suas informações, como nome, CPF, nome da mãe etc;
- Agora, clique em “Entrar no e-título” e confira suas informações pessoais, crie uma senha e ative o aplicativo.
Se o app apresentar instabilidade no dia das eleições, o eleitor poderá imprimir seu título em casa na página “Autoatendimento ao eleitor”, no site do TSE, e levar até o local de votação.
Para evitar estresses, o recomendado é baixar o aplicativo o quanto antes. O cadastramento é feito de forma gratuita e pode ser realizado por qualquer pessoa. Os que possuem apenas o título de eleitor impresso podem votar apresentando junto a ele um documento de identificação com foto. O mesmo vale para os que têm o E-título sem foto e/ou biometria cadastrada.
O voto é obrigatório para todos os cidadãos brasileiros de 18 a 70 anos de idade — o que implica na necessidade de justificativa do voto em caso de ausência, nesses casos — e é facultativo para pessoas analfabetas, jovens de 16 ou 17 anos e idosos com mais de 70 anos.
Aos que comparecerem na votação mas não tiverem interesse em votar em nenhum dos candidatos, há a opção do voto em branco ou nulo na urna eletrônica.