Remédio citado por Romero ainda não foi testado em humanos com covid-19 e é o mesmo usado contra o HIV

Durante live realizada nesta segunda-feira (25), o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, citou um novo remédio – além da cloroquina – como forma de tratamento ao covid-19: a ivermectina. Mas será que o medicamento é eficaz contra o tratamento ao novo coronavírus? A reportagem do Blog fez uma pesquisa e identificamos alguns esclarecimentos.

O mais importante é saber que a citação é baseada em uma estudo inicial que precisa de pesquisas complementares. Dessa forma, vamos entender que essa pesquisa, publicada pela revista Antiviral Research da Austrália, amplia a análise sobre a ivermectina, e não traz conclusões que aconselham seu uso para pacientes com o novo coronavírus.

Até então, os estudos sobre a covid-19 foram limitados ao monitoramento e a contenção dos sintomas causados pela covid-19. Por isso, estudiosos da Austrália focaram na capacidade do medicamento inibir o Sars-Cov-2 de forma rápida e eficiente.

Aprovada pelo Food and Drug Administration dos EUA (FDA) para tratamento em infecções parasitárias, a ivermectina é usada contra infestações causadas por piolhos e sarnas. O medicamento está amplamente disponível no mundo, pois está incluso na lista de remédios essenciais da Organização Mundial de Saúde (OMS). Pesquisas anteriores apontaram que a substância pode combater alguns vírus, incluindo o HIV-1, influenza, os da dengue e zika.

Os cientistas descobriram que dose única de ivermectina pode remover todo o RNA do novo coronavírus em um período de 48 horas. Mesmo no primeiro dia, a redução do material genético do vírus é significativo.

Mas estudiosos também alertam que o medicamento ainda não foi testado em humanos com covid-19. “A pesquisa ainda carece de comprovação de benefício em ambiente clínico. Assim como outros medicamentos, a Ivermectina surge como uma promessa de sucesso, mas deve ser testada ainda em humanos. Os resultados encontrados in vitro não podem ser tomados como verdadeiros in vivo. Os testes in vitro encontram-se nos níveis mais básicos da pesquisa na área de saúde. Além disso, a Ivermectina também havia apresentado resultados semelhantes contra vírus como HIV, dengue, influenza e Zika Vírus, e nenhum destes se mostrou eficaz na prática clínica”.

Veja o trecho da live do prefeito Romero Rodrigues que ele cita o remédio:

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo