Foto que mostra incendiários de ONGs presos por índios no meio da Amazônia é falsa
Mensagem circula em grupos de WhatsApp. Foto, na verdade, é de 2014 e a ação foi contra madeireiros
Circula pelas redes sociais uma foto de homens aprisionados por índios com a seguinte legenda: “Bolsonaro, quando ele disse suspeitar que ONGs estariam envolvidas nos incêndios na Amazônia. Índios prenderam incendiários em flagrante”. A mensagem é #FAKE.
A foto é antiga. Ela foi feita em agosto de 2014 por Lunae Parracho, da agência de notícias Reuters, e mostra o momento em que índios aprisionaram madeireiros que invadiram seu território no Maranhão.
Ou seja, os alvos da ação dos índios não têm relação com nenhuma ONG. Também não há nada que ligue a imagem às atuais queimadas que atingem a região.
A blitz foi levada a cabo por indios Ka’apors, com apoio de outras quatro tribos e sem a participação de forças do Estado, para prender os invasores.
A Terra Indígena Alto Turiaçu fica nas imediações de Centro de Guilherme (MA) e se estende por uma área de 5.305 quilômetros quadrados, o que equivale a mais de quatro vezes a cidade do Rio de Janeiro.
Os nativos, chamados de “guardiães da floresta”, segundo a Funai, realizaram na época várias ações semelhantes com apreensão de madeireiros ilegais.
Com informações do G1