FRAUDES EM PAGAMENTOS E PANDEMIA: Entenda motivos que cancelaram tradicional Festival de Inverno de Campina Grande
O novo coronavírus causou o cancelamento de vários eventos presenciais, mas alguns estão sendo realizados de forma virtual. Nem desse jeito o Festival de Inverno de Campina Grande vai poder ser feito, é que a organização do evento disse que está em crise financeira após uma fraude.
O festival de inverno de Campina Grande é reconhecido em todo o país e até fora dele. No acervo do festival há uma parte dedicada à luta pela transformação do histórico Cine São José em teatro. No memorial Severino Cabral estão vários retalhos de toda essa história de contribuição para a arte e cultura de Campina Grande, da Paraíba e de todo país.
Em 45 anos de história essa é a primeira vez que o festival de inverno não vai acontecer e a pandemia não é o único motivo.
“Nós poderíamos fazer até um festival com lives online, mas torna-se impossível diante da crise financeira”, disse uma das organizadoras.
Investigações sobre falsificação em pagamentos são realizadas e a advogada que representa o festival contou que por causa dessa fraude o evento ficou com uma pendência financeira de cerca de R$ 200 mil. De acordo com ela, esse valor deveria ser pago pela prefeitura.
“O dinheiro existe, inclusive a secretária Rosália afirma isso. O dinheiro existe e ela só paga com respaldo jurídico ou parecer da procuradoria geral do município de Campina Grande, reconhecendo que os problemas foram todos sanados e fazendo novo parecer, por outro lado, o prefeito pode fazer um reconhecimento de dívida, o que é perfeitamente cabível a uma pandemia”, disse.
Sobre a dívida do festival de inverno, a assessoria da prefeitura de Campina Grande disse que só poderia pagar esse valor caso tivesse sido realizado um convênio, o que acabou não acontecendo por causa da fraude.