Fux homenageia mortos na pandemia e diz que Constituição sairá fortalecida
Na sessão de abertura dos trabalhos do Legislativo, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, homenageou os 227 mil mortos por covid-19 no Brasil. Pediu compaixão pela dor e pelo sofrimento das famílias das vítimas.
Na avaliação do chefe do Judiciário, a Constituição Federal sairá mais fortalecida da crise decorrente da pandemia. Disse que o Supremo sempre atuará em harmonia com os outros Poderes.
“O ano de 2020 fez nos conhecer as nossas fortalezas. Mesmo no auge das adversidades, é preciso destacar que nesse momento de flagelo o Judiciário, o Legislativo e o Executivo – coparticipes do projeto de nação regidos pela Constituição– não ficaram inertes. Pelo contrário, reinventaram-se para exercer suas missões.”
As declarações foram feitas na tribuna da Câmara, na tarde desta 4ª feira (3.fev.2021). Estavam presentes o novo presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), o novo presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL) e o presidente da República, Jair Bolsonaro. Cada fez um curto discurso.
“Rogo que os novos dirigente do parlamento e os demais integrantes aqui presentes sejam exitosos em suas funções e gozem, acima de tudo, da proteção de Deus”, disse o presidente do STF.
Fux citou alguns dos trabalhos desempenhados pelos Poderes da República no último ano. Ele elogiou a criação do coronavoucher – que auxiliou mais de 68 milhões de vulneráveis no auge da pandemia.
Agradeceu nominalmente o trabalho dos ex-presidentes Davi Alcolumbre (Senado) e Rodrigo Maia (Câmara), que deixaram os comandos das Casas nesta semana.
“Devemos construir soluções dialógicas para o fortalecimento da democracia constitucional e para o desenvolvimento nacional”, afirmou.
“Nós, homens e mulheres públicos, somos passageiros nas funções que ocupamos, no entanto, os feitos em prol do fortalecimento das instituições, da democracia e das liberdades humanas e de imprensa não conhecem tempo e espaço, porque são atemporais e universais.”