GOLPE NO ‘CAIXA TEM’: Seu dinheiro sumiu do aplicativo? Movimentação estranha? Veja como indentificar fraude
Em 2020, milhões de brasileiros começaram a usar o aplicativo Caixa Tem para movimentar valores depositados em programas do governo federal como o auxílio emergencial, o FGTS emergencial e o BEm. Se você verificou uma movimentação estranha na sua poupança digital, pode ter sido vítima de fraude, ou foi apenas uma transferência automática que a Caixa fez para outra conta.
Veja como identificar a situação e o que fazer em caso de golpe.
Transferência automática
Pessoas que se inscreveram no auxílio emergencial pelo site da Caixa, pelo aplicativo ou nas agências de correios tiveram a oportunidade de indicar no formulário uma conta pessoal já existente.
Nas primeiras semanas, o governo pagou o auxílio emergencial na conta indicada e abriu uma poupança digital apenas para quem não era bancarizado. Depois, a regra mudou, e todos (exceto os inscritos no Bolsa Família) começaram a receber as parcelas pelo aplicativo Caixa Tem.
O governo também passou a adotar o pagamento em duas etapas. Primeiro, o dinheiro fica disponível só para transações digitais via aplicativo, como compras online e pagamento de boletos. Numa segunda data, o saldo é liberado para saques e transferências.
É nesta segunda etapa que a confusão pode acontecer. Em alguns casos, quando chegou a data de liberação do saque, a Caixa transferiu o saldo automaticamente para aquela conta pessoal que o beneficiário havia informado no cadastro.
Portanto, verifique se o dinheiro que saiu da poupança digital do Caixa Tem não foi parar em outra conta sua.
Se não for o caso, então, você provavelmente foi vítima de fraude.
O que fazer em caso de fraude
Se alguém desviou ou sacou dinheiro da sua poupança digital sem a sua autorização, a orientação é procurar uma agência da Caixa.
O banco informou que existe um protocolo de atendimento e um formulário que deverá ser preenchido para coletar informações que ajudem a descobrir o que aconteceu com o dinheiro. Alegando questões de segurança, a Caixa preferiu não dar detalhes sobre o formulário.
Preciso ir à polícia?
Não. A Polícia Federal é a responsável por investigar fraudes envolvendo benefícios do governo federal. Mas a orientação da PF é que a vítima procure apenas uma agência da Caixa, evitando aglomerações e deslocamentos desnecessários.
Caso sejam necessários esclarecimentos adicionais, a PF afirma que entrará em contato com o beneficiário por meio dos dados informados no processo de contestação feito pela Caixa.
Vou receber o meu dinheiro de volta?
Segundo a Caixa, se ficar comprovado que houve saque ou movimentação fraudulenta, a vítima será ressarcida.
Dicas para evitar fraude
A Caixa tem uma página com orientações para evitar que o dinheiro da poupança social caia nas mãos de golpistas. Entre as principais dicas estão:
- não clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso a contas e valores a receber
- desconfiar de informações sensacionalistas e de “oportunidades imperdíveis”
- usar apenas aplicativos e sites oficiais da Caixa ou do governo federal
- não usar no Caixa Tem a mesma senha de outros sistemas e sites
A Caixa alerta que nunca pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página. A assinatura eletrônica é digitada somente por meio da imagem do teclado virtual.