Governo federal anuncia acomodação de afegãos refugiados em hotéis de São Paulo
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou que os afegãos refugiados que estão no aeroporto de Guarulhos enquanto aguardam vagas em abrigos serão acomodados em hotéis no estado de São Paulo.
Em vídeo divulgado pelo deputado federal Alencar Santana (PT-SP), Dino afirma que os refugiados serão colocados em quartos de hotéis em Guarulhos e outras cidades de São Paulo. Apesar de anunciar a medida, o ministro da Justiça não estipulou prazo para o início do plano.
Atualmente, cerca de 200 afegãos estão no aeroporto de Guarulhos aguardando vagas em abrigos públicos. No município, existem 177 leitos para refugiados estrangeiros, dos quais 127 são administrados pela prefeitura – todos estes ocupados por cidadãos do Afeganistão.
Há cerca de duas semanas, o prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa (PSD), o Guti, protocolou junto ao Ministério de Portos e Aeroportos um pedido para o município receber o título de cidade fronteira. O status permitirá que a administração municipal receba mais fundos para lidar com questões humanitárias como esta.
Enquanto os afegãos esperam por ajuda para deixar o aeroporto de Guarulhos e recomeçar a vida no Brasil, doenças como surtos de sarna e gripe atingem o grupo, que reclama da dificuldade para se aquecer e tomar banho no local.