GUERRA NUCLEAR? Rússia tomou controle da usina nuclear de Chernobyl
A usina nuclear de Chernobyl foi capturada pelos militares da Rússia, de acordo com um conselheiro do gabinete presidencial da Ucrânia, Mykhailo Podolyak.
“É impossível dizer se a usina nuclear de Chernobyl está segura após um ataque totalmente sem sentido dos russos”, disse. “Essa é uma das ameaças mais sérias na Europa agora”.
Mais cedo, Podolyak acusou a Rússia de querer cometer um “ato terrorista”.
Há vários dados operacionais de que a Federação Russa quer cometer um ato terrorista na usina nuclear de Chernobyl e causar uma catástrofe ambiental poderosa. Isso muda a imagem do que está acontecendo na Ucrânia, está claro que a Rússia não quer só derrubar o governo ou substitui-lo por fantoches —ela quer causar destruição máxima na Ucrânia Mykhailo Podoliak, conselheiro do gabinete presidencial da Ucrânia
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também denunciou a intenção dos militares russos, após a informação de que tropas russas vindas de Belarus entraram numa área próxima à antiga usina.
Segundo Zelenskiy, as forças ucranianas travam um combate para evitar que tropas da Rússia capturem Chernobyl, que está localizada a 120 km de Kiev, capital da Ucrânia.
Autoridades da Ucrânia relatam combates perto do depósito de resíduos nucleares da central de Chernobyl.
Na madrugada de hoje, Vladimir Putin autorizou a invasão contra a Ucrânia. Há ataques por terra, ar e mar em todo o país. Partes da região ucraniana de Kherson, no sul do país, não estão mais sob controle de Kiev, admitiu a administração regional.
“As forças de ocupação russas estão tentando capturar Chernobyl. Nossos defensores estão dando suas vidas para que a tragédia de 1986 não se repita”, escreveu Zelensky. “Esta é uma declaração de guerra contra toda a Europa”.
Minutos depois, o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia publicou um post dizendo que o ataque russo contra a Ucrânia “pode causar outro desastre ecológico”, citando o acidente de abril de 1986, quando parte da Europa foi contaminada após a explosão do quarto reator da central de Chernobyl.
“Se a Rússia continuar a guerra, Chernobyl pode acontecer novamente em 2022.”
Milhares de moradores de Kiev estão fugindo da cidade e tentando atravessar a fronteira. Segundo cálculos da União Europeia, mais de um milhão de pessoas podem chegar a essas nações nos próximos dias.
Polônia, Romênia e Hungria já anunciaram planos para receber os ucranianos de maneira emergencial.