Hospital de Patos realiza 42 cirurgias e atende mais de 200 pessoas no plantão do final de semana
O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba, em Patos, realizou durante o plantão do final de semana, compreendido entre a sexta-feira (26) e o domingo (28), 42 cirurgias, sendo 30 eletivas e outras 12 de urgência. No mesmo período, a unidade atendeu 218 pessoas na urgência e emergência.
Dos 42 procedimentos cirúrgicos, 23 foram de oncologia, de pacientes atendidos no Hospital do Bem, que integra o Complexo, sete foram cirurgias ortopédicas, cinco cirurgias gerais, outras cinco vasculares e duas urológicas. “É preciso salientar a importância do trabalho em equipe para que nossa unidade esteja preparada, por exemplo, para realizar 42 cirurgias, em 48 horas. Quando o médico chega para operar, para que tudo dê certo, é preciso ter desde sua indumentária, passando por uma sala pronta, com materiais, equipamentos e instrumentos disponíveis e equipe de apoio a postos. E isso a gente tem aqui todos os dias, inclusive, nos plantões dos finais de semana e feriados”, reitera o diretor-geral do hospital, Francisco Guedes.
O hospital atendeu ainda 32 vítimas de sinistro de trânsito, sendo 27 envolvendo acidentes como motos e outras cinco vítimas de sinistros com automóveis. Destes, quatro pacientes precisaram permanecer internados para observação, realização de exames complementares e cuidados posteriores. Boa parte das vítimas era de Patos, com 18 casos, mas o hospital atendeu ainda acidentados das cidades de Cacimba de Ateia, Catingueira, Coremas, Emas, Imaculada, Malta, Quixaba, Santana dos Garrotes, São Bentinho, São José de Caiana, Sousa, Tavares e Campina Grande.
Na urgência os casos que mais tiveram demanda neste plantão foi de pessoas com queixas de dores, complicações pós-quedas, dispneia, cefaleia, crise renal, por causa de mordida de animais, diarreia, entre outros motivos.