ITEM INDISPENSÁVEL: Veja dicas de como cuidar do ar-condicionado do carro no verão

O ar-condicionado do carro se tornou um item essencial no Brasil, seja para quem utiliza o veículo na ida ao trabalho ou para viajar. Durante os dias de intenso calor, este equipamento fornece maior conforto a todos os ocupantes. E, como qualquer sistema do veículo, o ar-condicionado precisa de cuidados especiais para que não cause problemas.

Pensando nisso, trouxemos dicas para você sobre como cuidar do ar-condicionado do carro na época mais quente do ano. Veja a seguir.

Saiba quais cuidados tomar com o ar-condicionado do carro

O ar-condicionado do carro é um equipamento indispensável para muitos proprietários de veículos atualmente. O conforto da climatização e a segurança de poder trafegar de vidros fechados popularizaram o aparelho, que já vem de fábrica em todos os carros de passeio novos no Brasil.

Basicamente, o sistema é composto por um sistema de expansão e compressão de gás, chamado de fluído refrigerante, que é responsável por comprimir o gás, aumentar a sua pressão e temperatura. Em conjunto com um sistema de mangueiras, condutores e ventoinhas, além do filtro na cabine, o ar climatizado chega à cabine do veículo.

Entretanto, para manter o ar-condicionado funcionando normalmente, alguns cuidados precisam ser realizados para evitar problemas futuros. Utilizar o ar-condicionado regularmente, por exemplo, previne o ressecamento das mangueiras, evitando o vazamento do gás. Especialistas sugerem deixar o sistema ligado por alguns minutos, pelo menos uma vez na semana.

Peça fundamental para a manutenção da qualidade do ar que circula no veículo, o filtro de cabine (também conhecido como filtro antipólen ou de ar-condicionado) bloqueia a entrada de sujeira e microrganismos, deixando o ar limpo para os ocupantes. A manutenção do filtro pode ser realizada a cada seis meses ou a cada 10 mil km, independente do tempo de uso ou do tipo de equipamento.

De acordo com Bruno Cielo, técnico responsável pela Engenharia da Cia DPaschoal, a troca preventiva do filtro é o modo mais efetivo para manter o ar-condicionado do carro atuando normalmente.

“Se o mesmo não for substituído no período indicado pelas montadoras, a umidade pode acumular com os resíduos e deixar um ambiente propício à proliferação de microrganismos, além da possibilidade de transmissão de doenças respiratórias”, destaca o especialista.

Para melhorar a eficiência do equipamento também é interessante não ligar o ar-condicionado imediatamente após dar a partida no motor. Depois de acionaá-lo, espere pelo menos 30 segundos para ligar a climatização, evitando o desgaste da bateria ao acionar os dois ao mesmo tempo.

Outras dicas importantes para a manutenção do ar-condicionado do carro são a realização de uma checagem completa do sistema a cada seis meses, higienização regular do aparelho, além de evitar fumar com o aparelho ligado e não manter o sistema sempre na temperatura mais baixa. Além disso, fique atento a ruídos e barulhos estranhos.

Estas são apenas algumas dicas para você se prevenir nestes dias quentes do verão brasileiro e não ficar sem o ar-condicionado do carro, um item tão essencial para quem busca maior conforto e comodidade. Se notar qualquer sinal de defeito, leve o veículo a um profissional especializado para que seja realizado o diagnóstico.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo