João Pessoa inicia vacinação contra influenza e sarampo nesta segunda – CONFIRA ETAPAS
João Pessoa inicia a campanha de vacinação contra o sarampo e a influenza nesta segunda-feira (4). As ações seguem até o dia 3 de junho. As doses serão aplicadas das 7h às 11h e 12h às 16h nas Unidades de Saúde da Família (USF), Policlínicas Municipais e no Centro Municipal de Imunização.
A vacina que previne contra a gripe será destinada inicialmente aos idosos acima de 80 anos e trabalhadores da saúde. Já a que previne contra o sarampo, para crianças entre seis meses e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), além de trabalhadores da saúde que serão convocados para atualizar a situação vacinal.
O ‘Dia D’ da campanha será no dia 30 de abril. “No caso do sarampo, a meta é vacinar pelo menos 95% das crianças elegíveis à vacinação. Já para os trabalhadores de saúde, o objetivo é atualizar as doses que ainda estejam atrasadas e proteger este grupo contra a doença, principalmente risco diário diante da exposição nos serviços”, explica o chefe da seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa, Fernando Virgolino.
Dentro da programação do calendário vacinal, a Tríplice viral, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola, é administrada em duas doses, sendo a primeira aos doze meses de idade e a segunda entre os 15 meses. Após duas semanas da aplicação, a proteção é iniciada, e o efeito deve durar para a vida inteira.
“Quando entramos numa campanha, levamos em consideração o cenário epidemiológico, a cobertura vacinal e a faixa etária do grupo. No caso das crianças de seis meses, as doses da vacina que previne contra o sarampo é antecipada para que ela possa produzir anticorpos, no caso de um possível contato com a doença”, esclarece Fernando Virgolino.
Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, nesta estratégia, as duas vacinas, tríplice viral e influenza, serão ofertadas para administração no mesmo dia. A vacinação simultânea é uma atividade recomendada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) para redução de oportunidades perdidas na imunização.
Interação com vacina da Covid
As vacinas de rotina e a que previne contra a influenza podem ser administradas juntamente com a vacina que previne contra Covid-19. “A única exceção são para as crianças de 5 à 11 anos. Estas não podem tomar as doses das vacinas de rotina ou a que previne contra influenza juntamente com a vacina de Covid-19. Neste caso, deve-se respeitar um prazo de 14 dias”, orienta Fernando Virgolino.
Etapas da campanha
SARAMPO
- Primeira etapa (de 4 de abril a 2 de maio): trabalhadores da saúde, juntamente com a primeira etapa da vacinação contra influenza
- Segunda etapa (de 3 de maio a 3 de junho): crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), juntamente com a segunda etapa da vacinação contra influenza
INFLUENZA
Primeira etapa (entre 4 e 30 de abril)
- Idosos acima de 80 anos – 04 de abril à 08 de abril
- Idosos acima de 70 anos – 12 de abril à 15 de abril
- Idosos acima de 60 anos – a partir do dia 19 de abril
- Trabalhadores da saúde – todo o período
Segunda etapa (entre 2 de maio e 3 de junho)
- Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias
- Gestantes e puérperas
- Indígenas
- Professores
- Pessoas com comorbidades
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Trabalhadores do transporte coletivo
- Trabalhadores portuários
- Forças de segurança e salvamento e forças Armadas
- Funcionários do sistema prisional
- População privada de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
Importância das vacinas contra sarampo e influenza
O sarampo é uma doença extremamente contagiosa, uma pessoa infectada com o vírus pode transmití-lo para até outras dezesseis não vacinadas. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa pela tosse, fala, respiração ou espirros de uma pessoa doente, podendo causar febre, irritação nos olhos, mal-estar, coriza e manchas vermelhas na pele, além de complicações que podem levar à morte, principalmente em crianças menores de um ano de idade.
A única forma de evitar o sarampo é por meio da vacinação. Por esse motivo, a importância de estimular a atualização da caderneta de vacinação, especialmente neste período de queda das coberturas vacinais.
Já a influenza, também conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. O vírus é altamente transmissível e pode fazer com que a pessoa infectada evolua para formas graves da doença e, até mesmo, ir a óbito.