Juíza Agamenilde Dias toma posse no cargo de desembargadora do TJPB
A nova desembargadora foi conduzida ao plenário pelos desembargadores Leandro dos Santos e Ricardo Vital de Almeida para prestar o juramento. Em seguida, o Desembargador Frederico Coutinho, Corregedor-Geral de Justiça, fez o pronunciamento em nome do Tribunal de Justiça. Em seu discurso, ele destacou o início da carreira da magistrada, em 1992, na comarca de Taperoá, tendo depois passado pelas comarcas de Sousa, Cajazeiras, Campina Grande, Bayeux e João Pessoa.
“No desempenho de seu mister sempre buscou inovações. O seu valor ultrapassou as fronteiras da Paraíba, passando a colaborar e a trabalhar no CNJ como juíza auxiliar da Corregedoria Nacional do Conselho Nacional de Justiça no biênio 2010/2012, sendo ainda coordenadora do Projeto de Reestruturação dos setores de precatórios, no âmbito dos tribunais de Justiça dos Estados e juíza secretária geral do Fórum Nacional de precatórios do CNJ”, afirmou o desembargador Frederico Coutinho.
Pelo Ministério Público Estadual falou o procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto. Ele disse que para ser magistrado não basta ser conhecedor do Direito. É preciso ser justo, ter coragem, bom senso e vocação. “Todos esses atributos estão presentes em doutora Agamenilde. Uma mulher justa nos seus julgamentos, de grande coragem e de muita vocação. É isso que o Tribunal de Justiça precisa ter sempre mais, ter julgadores na segunda instância com muita vocação”, afirmou.
Já pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional da Paraíba, a saudação foi feita pelo advogado Davi Viana. Ele disse que a nova desembargadora é uma magistrada extremamente diligente e atenciosa com todos os advogados. “Doutora Agamenilde, receba da OAB da Paraíba, os nossos cumprimentos, receba o nosso desejo de pleno sucesso”.
Emocionada, a desembargadora Agamenilde Dias destacou a importância e a responsabilidade de integrar o Tribunal de Justiça do Estado. “É um Tribunal que se sobressai no nosso sistema jurídico brasileiro, de grandes juristas e de grandes desembargadores. Portanto, eu recebo como mais um desafio na minha vida, rogando a proteção de Deus e de Nossa Senhora para me conduzir”, pontuou.