Justiça eleitoral libera pesquisa que apresenta liderança de Jarques Lúcio em São Bento

Após ser suspensa na última segunda-feira (09) poucas horas após ser divulgada por causa de uma liminar da Justiça Eleitoral a pedido do candidato a vereador Rodolpho Diniz Alves, da coligação do candidato a prefeito Galego Souza (PP) a pesquisa realizada em São Bento pelo Instituto Opinião contratada pelo Portal Mais PB teve sua legalidade atestada pelo juiz José Normando Fernandes da 69 zona eleitoral de São Bento.

O prefeito de São Bento e candidato à reeleição, Jarques Lúcio (Cidadania), lidera com 54,3% das intenções de voto a disputa pela Prefeitura do município, conforme revela a pesquisa estimulada. O deputado Galego Souza aparece em segundo lugar. O candidato do Progressistas tem a preferência de 38,3% dos eleitores do município. Mazinho Mota (PATRIOTA) é o terceiro colocado com 0,8% das intenções de voto. Branco, nulo e nenhum representam 1,5% dos entrevistados. Já 5,1% dos eleitores disseram que ainda estão indecisos ou não sabem em quem irão votar para prefeito.

Entre Jarques, o primeiro colocado, e Galego, o segundo, a diferença encontrada na pesquisa é de 16 pontos percentuais.

Já na pesquisa espontânea, em que o instituto perguntou quem os eleitores do município votariam sem apresentar opções disponíveis, os candidatos têm praticamente o mesmo percentual da pesquisa estimulada. O prefeito Jarques Lúcio lidera com 54%. O segundo colocado é o deputado Galego Souza com 38,3%, seguido por Mazinho Mota com 0,5%.

Do total de entrevistados, 1,5% disseram que poderiam votar nulo ou branco. Já 5,7% informaram que estão indecisos ou não sabem em quem vão votar.

O Instituto Opinião realizou 400 entrevistas com eleitores de comunidades da zona urbana e rural do município entre os dias 31 de outubro e 01 de novembro.

Os questionários foram aplicados nas seguintes localidades: Alto do Cipó, Barra de Cima, Belarmino Lúcio, Bosque dos Piranhas, Centro, Cícero Dias I, Cícero Dias II, Colinas do Sul, Dão Silveira, Herculano, Jenipapo, Loteamento Portal, Riachão, Rua do Rio, São Bentinho, São Bento de Baixo, São Bernardo, São José, Sudene, Terra Nova, Várzea Grande e Xique-Xique.

O intervalo de confiança da pesquisa estimado é de 95% e a margem de erro admitida é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo PB-05136/2020.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo