Lacen-PB passa a dar suporte à OMS em vacinas contra a influenza
O Lacen-PB passa a dar suporte a Organização Mundial de Saúde (OMS) após ampliação do parque tecnológico. O laboratório irá apoiar a OMS na composição de vacinas contra a influenza.
De acordo com o diretor geral do Lacen-PB, Bergson Vasconcelos, com a nova metodologia adotada pelo laboratório, vai ser possível identificar os vírus que causam doenças respiratórias e os que estão mais ativos na Paraíba. As informações serão encaminhadas para a OMS, dando suporte na composição de vacinas para Influenza que são feitas anualmente.
Antes da ampliação do parque tecnológico, o Lacen-PB enviava as amostras recolhidas para o Instituto Evandro Chagas, no Pará. Agora, o processo de identificação de vírus que causam doenças respiratórias, como a Covid-19, será feito aqui na Paraíba e os resultados sairão em até 48 horas.
De acordo com o Governo da Paraíba, o Lacen já realizou 29.507 exames para o diagnóstico da Covid-19. Desses, 11.164 tiveram o resultado detectável e 18.343 foram descartados. No momento estão em análise 475 amostras.