Lei estadual garante isenção de taxa de concurso para doadores de medula óssea – SAIBA COMO

O Brasil é o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo. O País conta com 5.419.941 doadores cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) e tem cerca de 800 pessoas que aguardam na fila por um transplante.

Para incentivar novos doadores e aumentar as chances de quem espera por uma medula compatível, a Lei nº 7.716/2004, alterada em 2018 pelo deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos), garante a isenção do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos em todo território paraibano por aqueles que se tornarem doadores de medula.

Para o parlamentar, relembrar a alteração desta Lei é, antes de tudo, estimular a população a ser doador voluntário. “O nosso maior objetivo é estimular a população, sobretudo, os jovens adultos, a tornarem-se doadores de medula óssea e, obtendo como uma consequência, a possibilidade de solicitar a isenção de taxas de concurso em nosso estado, caso deseje”, explica.

Diante desta realidade, Jutay reforça a importância para a doação de medula. “Os números são claros e mostram exatamente o que a gente tenta falar, é mais do que alcançar um benefício, é poder estender à mão a quem precisa. Proporcionando ao próximo, seja este um conhecido ou não, uma probabilidade de ter acesso à saúde de qualidade e bem-estar. É promover o direito a vida”, reflete.

Benefício – Para conseguir o benefício, os doadores devem preencher alguns requisitos. No caso de doadores de medula óssea, é preciso apresentar documento comprovando ser cadastrado nos hemocentros estaduais. Já os que são doadores de sangue, uma das regras é ter realizado, no mínimo, três doações nos 12 meses que antecedem a publicação do edital.

Medula óssea – É um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos. A medula óssea desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das células sanguíneas, pois é lá que são produzidos os leucócitos (glóbulos brancos), as hemácias (glóbulos vermelhos), e as plaquetas.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo