Levantamento mostra que brasileiros passam mais de 9h por dia no celular
É inegável que o smartphone tornou-se um item indispensável no dias de hoje, uma vez que é possível realizar uma infinidade de tarefas por meio do aparelho. Contudo, no Brasil, o hábito de usar o celular é muito mais “forte” do que em outras regiões do mundo. Isso é o que aponta um novo levantamento realizado pelo portal ElectronicsHub, que coletou dados detalhados sobre a prática em vários países.
A pesquisa revela que a África do Sul é o país onde a população mais passa o tempo grudada na tela do celular, com uma proporção de 58,21% do tempo total em que as pessoas estão acordadas. O Brasil vem logo na sequência, com 56,61%.
Na prática, isso significa que a população brasileira passa aproximadamente 9 horas e 32 minutos de seus dias mexendo no celular, seis minutos a menos que os sul-africanos.
Outro dado curioso mostrado pelo levantamento é o fato de que os japoneses são a população que menos utiliza o smartphone diariamente dentre todas as nações analisadas. Somente 21,70% do tempo acordado é destinado ao uso do celular, equivalente a 3 horas e 45 minutos por dia.
Além disso, segundo informações do Jornal da Pediatria, 70% da população entre 10 e 19 anos passa mais de duas horas por dia em frente a uma tela, seja ela de um celular, tablet, computador ou televisor. O dado preocupa os especialistas, uma vez que o uso excessivo de dispositivos eletrônicos pode gerar problemas de visão por conta da exposição à luz azul.
Outros levantamentos complementares apontam que 85% das pessoas em 18 países analisados usam os dispositivos por um tempo maior do que qualquer outro momento da vida. Os dados em questão podem ter ligação direta com a pandemia de COVID-19, uma vez que os aparelhos foram mais usados do que nunca. Além disso, existe uma tendência de aumento no uso de celulares por parte de pessoas de todas as idades, com o acréscimo de uma hora por dia entre os adultos.
Plataformas de streaming e redes sociais são os mais populares
No Brasil, o uso de smartphones aumentou em 64% apenas entre os anos de 2019 e 2021, como apontado pela agência de dados App Annie. Um dos principais responsáveis pelo aumento são os serviços de streaming, tendo em vista que 64% dos usuários de celulares em terras brasileiras são assinantes da Netflix, Amazon Prime Video ou Apple+.
Porém, as redes sociais também não ficam para trás e devem trazer um impacto maior no panorama. Neste sentido, o Brasil é o segundo país que mais acessa esse tipo de aplicativo proporcionalmente durante o dia. Por aqui, 22,37% do tempo acordado é reservado à plataformas como Instagram, Facebook e Twitter — ficando atrás apenas da África do Sul, com os residentes do país gastando 22,56% do dia.