Luciano Cartaxo anuncia planejamento para retomada do comércio em João Pessoa
O prefeito falou sobre as medidas de isolamento mais duras que estão sendo adotadas pelo governo do estado e as prefeituras da Grande João Pessoa
Neste sábado(30) o prefeito da Capital, Luciano Cartaxo(PV) admitiu que há a possibilidade de se retomar gradualmente os setores de serviço e comércio em João Pessoa. A fala vem logo depois da adoção de medidas mais rígidas de combate ao coronavírus por parte do Governo Estadual e municípios da região metropolitana.
Segundo o prefeito, esta fase de isolamento mais dura é portanto a última do plano de contingência que se está utilizando no combate a pandemia do novo coronavírus. “Para reverter a curva ascendente dos casos da Covid-19, temos que primeiro achatar o seu crescimento. Isso depende de cada um de nós. Mais do que compreensão da gravidade do problema, precisamos de atitude”, afirmou Luciano Cartaxo.
“Só com um isolamento social mais rígido, por um período previsto de duas semanas, podemos alcançar os resultados necessários. Para, enfim, darmos início à retomada gradual das atividades econômicas. Todos sabemos que o vírus não tem idade, sexo, classe social, nem vê fronteiras. Então temos que estar juntos nessa guerra, agora numa ação metropolitana inédita”, concluiu bem como explicando o planejamento dos entes públicos.
Planejamento
O plano adotado atualmente foi estabelecido em uma reunião entre o governador João Azevêdo e os representantes de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Conde, Caaporã, Alhandra e Pitimbu. Estima-se que com a menor circulação de pessoas e veículos a taxa de disseminação do vírus caía na região e assim como a ocupação dos hospitais. Atualmente a taxa de ocupação dos leitos na Grande João Pessoa está na faixa de 86%, segundo o prefeito.
“Queremos tranquilizar a população de que não estamos decretando lockdown. Estamos finalizando os detalhes para que esse planejamento seja posto em prática nos próximos dias e seja detalhado conjuntamente para toda a população o quanto antes. Um passo precisa ser dado de cada vez”, comentou.
Coronavírus
A pandemia do novo coronavírus teve início na cidade chinesa de Wuhan na província de Hubei. Acredita-se que o vírus se originou nos mercados de animais exóticos da cidade através do contato entre espécies de animais que não possuem contato na natureza. Em seguida o vírus chegou na Itália, país que se tornou o grande epicentro da doença no mundo e de onde se espalhou.