Lula relança Farmácia Popular com inclusão de medicamento para osteoporose e anticoncepcionais
“O Farmácia Popular fez com que milhões de pessoas saíssem de suas consultas médicas sabendo que poderiam comprar o medicamento prescrito. Hoje em Recife tenho a alegria de relançar esse programa tão importante para a saúde do povo e que sofreu com falta de investimentos nos últimos anos”, escreveu o Lula no seu perfil oficial do Twitter, nesta quarta-feira (7).
Conforme o colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles, remédios contra osteoporose e anticoncepcionais serão incluídos no programa
De acordo com a agenda oficial do presidente da República, a cerimônia de lançamento é o primeiro compromisso oficial de Lula, às 9h30. Criado em 2004, o programa oferece medicamentos gratuitos para tratamento de diabetes, asma e hipertensão e – de forma subsidiada (copagamento) – para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, osteoporose, glaucoma, anticoncepção e fraldas geriátricas. Na modalidade de copagamento, o Ministério da Saúde arca com parte do valor dos medicamentos (até 90% do valor de referência tabelado) e o cidadão paga o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia.
Em seguida, às 11h30, o chefe do Executivo participa de cerimônia de inauguração do Campus Paulista do Instituto Federal de Pernambuco, na região metropolitana da capital. A unidade de ensino teve início em 2014, no governo da ex-presidente Dilma Rousseff, e integra um conjunto de institutos federais criados no Brasil entre 2003 e 2015 como política pública de valorização da educação. As obras foram totalmente concluídas em fevereiro deste ano.
Às 13h45, Lula embarca para Salvador (BA), com chegada prevista para 15h10, quando não tem mais agendas oficiais durante o dia. O presidente passa o feriado de Corpus Christi em Aratu, com previsão de retorno a Brasília no domingo (11).