Lula revela que vai listar terras improdutivas e distribuir entre trabalhadores para evitar invasões do MST
O presidente Lula (PT) afirmou que quer articular um programa que liste terras improdutíveis nos estados para serem direcionadas a pessoas sem terra.
O que Lula disse?
“Vamos fazer uma prateleira das chamadas terras improdutivas desse país e terras devolutas, em que a gente possa fazer assentamento agrário para quem quiser trabalhar no campo sem precisar brigar com ninguém”, declarou Lula na transmissão “Conversa com o Presidente”, realizada pelo Planalto.
Lula citou MST ao justificar projeto: “Por que temos que esperar o movimento invadir?”. Segundo o presidente, a sugestão teria sido dada ao ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, para se adiantar a invasões e ocupações de terra promovidas pelo Movimento dos Trabalhadores sem Terra.
Presidente já havia abordado tema antes, na primeira edição do programa. Na ocasião, Lula afirmou que MST já não precisava mais “invadir” terras.
MST é tema de CPI de oposição
A Câmara dos Deputados atualmente conduz uma CPI que visa apurar ações do MST.
Capitaneada pela oposição, que acusa o movimento de entrar em terras produtivas e prejudicar produtores rurais, a CPI acumula polêmicas como o corte do microfone de deputadas federais e batalha de narrativas nas redes sociais.