Lutador brasileiro é agredido por falar português em NY e estrangula homem: ‘Momento educacional’
Um caso de preconceito foi registrado no metrô de Nova York na última semana. Renzo Gracie, lutador brasileiro de jiu-jítsu e uma das referências do esporte no Brasil, sofreu preconceito e foi atacado por um homem desconhecido nos Estados Unidos. Segundo a página Choke Lab no Instagram, o motivo da agressão teria sido pelo atleta ter falado português em voz alta.
Gracie voltava da academia com um companheiro de jiu-jítsu quando foi abordado pelo desconhecido no metrô da principal cidade dos Estados Unidos. “Fale inglês aqui”, gritou o homem, que acusou o lutador de estar falando mal dele em português, língua que ele não compreende.
Em vídeo publicado nas redes sociais é possível observar que Gracie luta com o agressor por alguns instantes. Segundo a “Choke Lab”, o brasileiro conseguiu ‘estrangular’ e imobilizar o homem. Além disso, fez com que ele se desculpasse pelos ataques verbais.
“Eu não consigo respirar, não consigo respirar”, esbravejou o agressor. Após ouvir o pedido de desculpas, Renzo Gracie teria apaziguado a situação, falando calmamente com o homem, que vestia uma camiseta branca. “Você vê, é um cara legal. Por que está fazendo isso (sendo preconceituoso)? Por que você é tão indelicado?”, disse o lutador brasileiro pós ouvir o pedido de desculpas.
Em suas redes sociais, Gracie comentou o fato em vídeo publicado pela página. “Não houve luta, apenas um momento educacional”, disse. Apesar de não falar sobre o episódio em seu perfil, o brasileiro compartilhou um vídeo de Rener Gracie, lutador da família. “Se alguém tiver contato com o agressor, avise que não estamos procurando por ele, pois Renzo já lhe deu a lição mais importante que ele vai receber na vida”, dizia a postagem.
Quem é Renzo Gracie?
Renzo Gracie é membro da família mais tradicional do jiu-jitsu brasileiro, sendo sobrinho-neto de Hélio Gracie, patriarca do clã e uma lenda na modalidade. O carioca de 55 anos possui 11 irmãos, entre eles a pentacampeã mundial de jiu-jitsu Kyra Gracie, além dos também lutadores Flavia, Ralph, Ryan e Rayron.
Dono de academias de jiu-jitsu nos Estados Unidos, Renzo ficou marcado por polêmicas recentemente após se aposentar dos ringues. Em 2014, foi preso em Nova York depois de ser acusado de agressão contra o segurança de uma boate na cidade. O rapaz precisou ser levado para o hospital após a briga.