Mais 65 alunos recebem óculos gratuitos em Patos e projeto Novos Olhares soma 465 beneficiados
Na noite desta quarta-feira (10), o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, entregou 65 óculos para alunos das escolas municipais Sizenando Flórido de Sousa e Maria das Chagas Candeia, no bairro Monte Castelo. A ação faz parte do projeto Novos Olhares, que visa identificar e corrigir problemas de visão que possam prejudicar o aprendizado dos estudantes.
O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Desde o início do projeto, 25 escolas foram visitadas, mais de 1.500 alunos foram avaliados e 465 óculos foram entregues gratuitamente.
A avaliação das crianças acontece a partir da triagem dos alunos que apresentam baixa acuidade visual, que posteriormente são encaminhados para consulta oftalmológica com profissionais da Saúde Municipal, no próprio espaço da escola. Após isso, as crianças escolhem as armações e recebem os óculos.
O prefeito Nabor Wanderley destacou a importância do projeto para a saúde e a educação das crianças. “O projeto Novos Olhares vem realmente para contribuir com a educação e com a saúde dessas crianças, ajudando para que elas resolvam o problema de visão e possam ter uma melhor aprendizagem na escola”, disse.
Um dos pais dos alunos beneficiados pelo projeto foi o senhor Alexandre Pereira da Silva, que elogiou a iniciativa da gestão municipal. “O projeto Novos Olhares tem deixado os pais satisfeitos e os alunos felizes em poderem desfrutar de uma visão corrigida e de um aprendizado ainda melhor”, afirmou.
O projeto Novos Olhares segue ampliando a entrega de óculos até concluir com todas as escolas municipais.
Além do prefeito, participaram da solenidade o vice-prefeito Jacob Souto, o secretário de Saúde Leônidas Medeiros, a coordenadora do NDI Sônia Medeiros, a presidente da Câmara de Vereadores Tide Eduardo, o vereador Sales Júnior, a vereadora Fatinha Bocão, o vereador Dércio Motos, secretários municipais, diretores das duas escolas, professores, equipes da saúde e população.