MAIS ANTIBIÓTICOS, MAIS MORTES: OMS alerta que remédios contra infecções bacterianas podem agravar quadros de COVID-19
O aumento do uso de antibióticos para combater a pandemia da covid-19 aumentará a resistência bacteriana e em última instância provocará mais mortes durante a crise sanitária e depois, advertiu hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, disse que há um “número preocupante” de infecções bacterianas que estão se tornando cada vez mais resistentes aos remédios usados tradicionalmente para combatê-las.
A agência sanitária da ONU se declarou preocupada de que o uso inapropriado de antibióticos durante a crise do coronavírus contribuirá para isto.
“A pandemia da covid-19 levou a um aumento no uso de antibióticos, que provocará níveis maiores de resistência bacteriana e repercutirá no lastro da doença e nas mortes durante a pandemia e depois”, disse o diretor-geral em uma coletiva de imprensa virtual da sede da OMS em Genebra.
A OMS considera que só uma pequena parte de pacientes com covid-19 precisa de antibióticos.
A organização emitiu um guia para que os médicos não administrem antibióticos ou profilaxia para os pacientes com formas brandas de covid-19 ou a pacientes com forma moderada da doença sem que haja uma suspeita clínica de infecção bacteriana.