MAIS SAÚDE EM JP: Cícero Lucena renova frota do Samu com entrega de oito novas motolâncias
A agilidade e qualidade no atendimento às respostas de urgência em saúde estão reforçadas em João Pessoa desde à tarde desta segunda-feira (11). Isso porque, o prefeito Cícero Lucena e o vice-prefeito Leo Bezerra realizaram a entrega de oito novas motolâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192), garantindo a renovação da frota e aperfeiçoamento do serviço.
“O poder público tem a obrigação de aperfeiçoar a qualidade dos seus serviços e, sem dúvida, a renovação dos equipamentos é um dos itens essenciais. Essa (Samu) é uma área que tem o papel de salvar vidas, de ser o elemento que chega primeiro e equaciona os problemas para atendimento posterior. Levamos essa nossa busca para toda a Prefeitura: serviço de qualidade, com eficiência e humanizado”, afirmou Cícero Lucena.
A entrega dos novos veículos garante a substituição completa da frota, que era a mesma desde 2014. Trata-se de um aperfeiçoamento que beneficia tanto os profissionais da saúde, que vão utilizar motos mais seguras e modernas, como o usuário do serviço, que vai contar com uma resposta mais ágil quando solicitar o serviço.
Cícero ainda testou um equipamento de segurança que vem sendo solicitado pelos motociclistas como a jaqueta airbag, que infla em situação de queda e reduz os danos provocados no acidente. O prefeito manifestou a intenção de trabalhar para que toda a equipe conte com o modelo.
Atendimento rápido – As motolâncias são conduzidas por técnicos de enfermagens capacitados em curso de pilotagem. Elas são equipadas com material clínico, bolsa de medicamentos, desfibrilador e material de imobilização. “A moto consegue chegar ao local do atendimento com mais agilidade e dá o apoio para as unidades avançadas”, explicou o coordenador de enfermagem do Samu, Emanuel Almeida.
Os veículos estarão distribuídos em três pontos da cidade de forma a garantir o melhor tempo/resposta. Eles estarão na base do Samu, em Água Fria; na UPA de Cruz das Armas e na Unidade das Praias, que atualmente funciona nos Bancários.