Médicos de Upas respondem convocação pelo Whatsapp e decidem por greve nesta quinta
Parte dos médicos que atuam em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de João Pessoa decidiram acompanhar a paralisação nacional dos enfermeiros e cruzaram os braços na manhã desta quinta-feira (7).
A convocação para a paralisação aconteceu por grupos de WhatsApp das quatro UPAs (Oceania, Valentina, Cruz das Armas e Bancários).
Em nota, o Sindicato dos Médicos da Paraíba (Simed-PB) informou que esse é um movimento independente. A entidade afirma que está ciente da pauta de reivindicações e já mantém diálogo com a Secretaria Municipal de Saúde e de Administração e vai convocar para a próxima semana uma assembleia geral extraordinária com os médicos.
Entre as reclamações da categoria, estão as reduções nos valores de salários, além do fim da gratificação para atuação no combate à pandemia do novo coronavírus.
“Os médicos sabem que houve uma redução dos casos e mortes e que a Saúde vive um momento bem diferente do enfrentado no auge da pandemia, mas afirmam que há um contra-senso nesse sentido, já que ainda está vigente na Prefeitura de João Pessoa o Estado de Calamidade Pública em relação a pandemia. De acordo com lei publicada em julho de 2020, a instituição da Gratificação Temporária de Emergência em Saúde Pública (GTESP) deverá durar o mesmo período do decreto”, apontou o Simed-PB.