MPOX: Paraíba registra mais de 90 casos em 10 municípios
No total, foram 572 notificações, sendo 92 confirmadas, três prováveis, 412 descartadas, 52 suspeitas e 13 por perda de seguimento – situação em que o caso não tem registro de vínculo epidemiológico; o paciente não realizou coleta de exame laboratorial ou fez coleta de exame laboratorial, mas a amostra foi inviável ou ainda teve resultado inconclusivo; o paciente não teve oportunidade de nova coleta de amostra laboratorial (30 dias após o início da apresentação de sinais e sintomas).
Dos 92 casos confirmados de varíola dos macacos no Estado, 73 são do sexo masculino e 19 do sexo feminino. A doença também foi confirmada em uma gestante.
A faixa etária mais acometida pela mpox na Paraíba é de 30 a 39 anos, com 29 casos, seguida de 20 a 29 anos (21) e de 40 a 49 anos (9).
OMS altera o nome da doença
Ontem, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou o uso do novo termo “mpox” (do inglês, “monkeypox”), como sinônimo da varíola dos macacos, após receber reclamações de que o nome atual da doença é racista e estigmatizante.