Mulher acha câmera espiã em chuveiro de Airbnb – VEJA COMO DESCOBRIR
Uma mulher ficou assustada quando um amigo encontrou uma câmera espiã escondida no banheiro de uma casa alugada na plataforma Airbnb.
Casos como esse não são incomuns. Se você ficou preocupado, veja abaixo duas formas de flagrar uma câmera escondida.
A maneira óbvia: olhe todo o local
Pergunte ao dono ou responsável pela casa se há câmeras instaladas no local. Na melhor das hipóteses, ele pode ser franco com você e dizer se há câmeras ou não. E se houver, dizer onde elas estão.
Faça sua própria vistoria no local e olhe minuciosamente por todos os cômodos. A tecnologia miniaturizou as câmeras a ponto de ser possível colocá-las em qualquer objeto comum.
Atente para webcams, que geralmente são bolinhas presas à tela do computador, ou na moldura de cima da tela de um laptop aberto. Já as câmeras de vigilância convencionais são mais fáceis de achar, costumam ter o tamanho de um pulso fechado, e são geralmente posicionadas no teto, de preferência nos cantos, onde consegue-se um ângulo de visão maior.
Acompanhe a fiação de aparelhos da casa até as tomadas da parede, para encontrar alguma que tenha escapado de sua checagem visual.
Quanto às câmeras ocultas, uma dica é usar o flash do seu celular como lanterna ao longo de toda a vistoria, pois o brilho da luz poderá refletir na lente de uma câmera dessas, denunciando a sua localização.
A maneira mais difícil: detector de radiofrequência
O jeito mais preciso é investir em um aparelho chamado detector de radiofrequência —é possível encontrar um em marketplaces.
Esse detector mostra um indicador de luz que dispara quando encontra um aparelho que esteja trabalhando com sinais de radiofrequência. Basicamente, qualquer câmera que use Wi-Fi ou Bluetooth para enviar ou receber o vídeo em tempo real poderá acionar o detector.
O lado ruim é que eles não devem encontrar as câmeras que estão gravando, mas sem transmitir a gravação em tempo real —já que a transmissão de sinais de rádio estaria desligada.
Mas é permitido?
Anfitriões são obrigados pela empresa a informar aos hóspedes se têm dispositivos de vigilância ativos por lá, e se uma gravação está ocorrendo no momento, segundo o regulamento do Airbnb.
Vários tipos de equipamentos são considerados dispositivos de vigilância pelo Airbnb. A empresa entende como dispositivo de vigilância câmeras com wi-fi, câmeras de vigilância de bebês, webcams instaladas em monitores de computador, equipamento de monitoramento de bebês, sistemas de vigilância montados ou instalados e smartphones com capacidade de gravação de vídeo e/ou áudio.
São proibidos quaisquer dispositivos de vigilância em determinados espaços privados (como quartos e banheiros) independentemente de terem sido ou não divulgados.
O hóspede pode cancelar a reserva e receber um reembolso se o anfitrião informar sobre a presença do aparelho depois que a reserva for efetuada.
Vale acionar imediatamente o atendimento do Airbnb assim que descobrir a câmera. O serviço poderá ainda banir o dono da casa do serviço permanentemente.
É importante ainda procurar a polícia local para registrar um boletim de ocorrência. A polícia também poderá apreender o equipamento e usar as imagens na investigação do caso.
O que aconteceu?
A mulher conta que alugou o imóvel com 14 amigos para comemorar o aniversário de 30 anos de um deles, no Canadá. No segundo dia de hospedagem, um dos amigos sentiu que estava sendo observado e decidiu pegar uma lanterna para dar a volta por todos os cômodos da casa, e assim investigar se havia algo de errado.
Depois de horas de busca, os dois localizaram uma câmera escondida dentro da tomada de um banheiro, apontada para o chuveiro.
Em um vídeo no TikTok, Kennedy mostrou a descoberta da câmera espiã: “Ele procurou em cada chuveiro, todos os porta-retratos, maçanetas, em todos os lugares da casa por uma câmera e encontrou uma no banheiro”.
“Uma das saídas era voltada diretamente para o chuveiro”, explicou. “A tomada não funcionava, você não podia conectar nada nela.”
Compartilhando uma foto que tiraram do plugue no banheiro, Kennedy disse: “Você pode ver aqui em cima, não há nada, parece totalmente normal. E então o de baixo, olhe para aquela câmera. Nós surtamos e chamamos a polícia”.
A jovem recordou que ela e os amigos usaram o banheiro e ficaram preocupados com as imagens que a câmera pode ter feito. “Eu estava pessoalmente envergonhada por causa das coisas que eu estava fazendo naquele banheiro na noite anterior”, declarou. “Saímos de casa e os policiais revistaram o local, recuperaram a câmera e enviaram para análise.