MULTAS DE MAIS DE R$5 MIL: Ato no Rio tem ao menos 9 bolsonaristas descumprindo decretos

Sem máscara, ao menos nove políticos subiram no palanque ao lado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na tarde de hoje, depois de um passeio com motociclistas no Rio de Janeiro. O próprio chefe do Executivo federal também não respeitou a medida de prevenção. O ato foi encerrado com discursos em um carro de som no Aterro do Flamengo, na zona sul carioca.

No palanque, houve vaivém de pessoas e praticamente ninguém usava máscara. O ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, foi um dos presentes. Ele passou a maior do tempo sem o item de proteção, sobretudo quando apareceu ao lado do ex-chefe.

Posteriormente, o ex-ministro —um dos alvos da CPI da Covid , no Senado Federal— colocou a máscara, pouco antes de descer do carro de som.

Além de Bolsonaro e de Pazuello, estavam em desacordo com as regras dos ministérios Luiz Eduardo Ramos (Casa Civil) e Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura); os deputados federais Hélio Lopes (PSL-RJ), Carlos Jordy (PSL-RJ), Luiz Lima (PSL-RJ), Filipe Barros (PSL-PR) e Marco Feliciano (Republicanos-SP); e a deputada estadual Alana Passos (PSL-RJ).

Assessores pessoais e partidários, apoiadores, fãs, entre outros, também circularam sem máscara pelo carro de som. Já o ator Mário Gomes, que é eleitor de Bolsonaro, permaneceu com o item de proteção na maior parte do tempo.

No Rio, decreto da prefeitura determina desde março uma multa de R $ 562,42 para quem for flagrado sem máscara. Se a administração municipal decidir aplicar a sanção a Bolsonaro e ao time de apoiadores, o somatório das infrações seria de R $ 5.624,20.

Recentemente, o prefeito da cidade, Eduardo Paes (DEM), multou a si próprio justamente por ter sido flagrado sem máscara em uma roda de samba no centro do Rio. “Errei e me desculpo”, disse ele, dois dias depois.

O desrespeito às normas de proteção contra a covid-19 não foi uma exclusividade das autoridades. O público que compareceu ao Aterro do Flamengo para acompanhar o ato, pessoas usavam máscaras. Não houve observância da regra de distanciamento social mínimo.

Antes de chegar ao Aterro do Flamengo, Bolsonaro liderou um passeio com motociclistas iniciados na Barra da Tijuca, na zona oeste carioca.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo