Museu da Cannabis abre as portas na próxima semana na Paraíba
O Museu Brasileiro da Cannabis será inaugurado na próxima segunda-feira (24), em João Pessoa. O ambiente foi montado com o objetivo de reunir a história da planta e os avanços medicinais dos últimos anos, que estão levando a uma mudança de paradigma. A iniciativa ocorrerá às 8h, na Semana de Integração das Associações de Acesso à Cannabis (Sidaac).
A capital paraibana é a primeira e única cidade no Brasil a ter um museu oficial da cannabis. Idealizado pela Abrace Esperança, associação de pacientes que fazem uso terapêutico da planta.
O equipamento, no Centro de João Pessoa, será instalado na casa onde morou o ex-governador José Maranhão.
O uso medicinal da cannabis, vem ganhando destaque há algum tempo aqui no Brasil. Um bom exemplo disso é a quantidade de medicamentos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nos últimos tempos.
Conforme a Abrace, o acervo foi composto a partir da coleção pessoal do fundador da Abrace, Cassiano Gomes, e inclui relíquias, jornais antigos, capas de filmes, revistas e alguns equipamentos que costumavam ser utilizados na produção do cânhamo. Também contará com uma área de projeção 3D, referências ao cenário canábico atual, além de contar com algumas doações externas.