Nissan apresenta carro-conceito elétrico “minimalista” para uso urbano
Segundo a montadora, o carro dá pistas quanto à direção de design de seus modelos para o futuro. O IMk faz parte da visão Nissan Intelligent Mobility, que quer alterar a maneira com que os veículos são conectados à sociedade assim como sua propulsão.
Assim, a ideia foi um conceito de compacto urbano – tendência do mundo moderno. O carro possui assistência de condução com a tecnologia ProPILOT e “conectividade ininterrupta”. Segundo a Nissan, o sistema “pode procurar por uma vaga de estacionamento de forma automática depois que você e seus passageiros já saíram do carro. E, quando estiver pronto para cair na estrada novamente, o simples apertar de um botão traz o carro de volta para você”. Isso vem aliado ao piloto automático disponível nas estradas neste conceito.
O design do carro é inspirado no “futurismo atemporal japonês”, com estética minimalista e linhas fluídas.
Satoru Tai, diretor-executivo de design da Nissan, explica o visual do modelo: “o tratamento do para-choque, rodas, pneus, vidros, rampas traseiras, teto e spoiler de teto emprestam a padronagem fluida dos mizuhiki, artesanato tradicional japonês em que são usados fios coloridos de papel washi, criado a partir do arroz.”
“Assim como o design do mizuhiki é naturalmente fluido, no IMk este padrão fluído matiza a frente, traseira e laterais do conceito, resultando em um aspecto totalmente novo, tanto do lado de fora como de dentro”.
Segundo a montadora ainda, o design e conforto interno remetem a um ambiente de “cafeteria ou lounge”.
O comprimento do IMk é de 3,434 metros, com largura em 1,512 metros e altura em 1,644 metros.
Com informações do UOL