Nordeste tem mais analfabetos por causa do PT, diz Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro (PL) relacionou nesta 4ª feira (5.out.2022) as altas taxas de analfabetismo na região Nordeste com a vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na região.
“Lula venceu em 9 dos 10 Estados com maior taxa de analfabetismo. Você sabe quais são esses Estados? No nosso Nordeste”, declarou Bolsonaro durante transmissão eleitoral em seu canal no YouTube.
Além de tentar justificar a sua derrota nos Estados do Nordeste, o presidente responsabilizou os governos do PT (Partido dos Trabalhadores) pelas taxas de analfabetismo e dados econômicos “inferiores” na região.
Segundo o chefe do Executivo, a região é governada há 20 anos pelo partido. “Onde a esquerda entra, leva o analfabetismo, leva a falta de cultura, leva o desemprego, leva a falta de esperança. É assim que age a esquerda no mundo todo”.
Dos 10 Estados com maiores taxas de analfabetismo do país, 9 ficam no Nordeste, com exceção do Acre, na região Norte –o único da lista que votou mais em Bolsonaro do que em Lula.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística), os Estados são:
- Alagoas;
- Paraíba;
- Piauí;
- Maranhão;
- Ceará;
- Rio Grande do Norte;
- Sergipe;
- Bahia;
- Pernambuco;
- Acre.
Durante sua campanha, o presidente esteve no Nordeste. Sua estratégia na região focou em criticar o ex-presidente Lula; exaltar as obras de transposição do rio São Francisco; e destacar programas do seu governo de benefício aos mais pobres, como o Auxílio Brasil.
A região é historicamente conhecida por votar nos candidatos do PT, onde o eleitorado de Lula é maior quando comparado com outras regiões do país.
Em 2018, no 2º turno das eleições contra o então candidato Fernando Haddad (PT), Bolsonaro foi o mais votado em 15 Estados e no Distrito Federal. No entanto, nenhum deles fazia parte da região Nordeste.