Nova temporada de Power Rangers tem heroína lésbica: ‘Um momento épico’
Depois de 28 anos com apenas heróis heterossexuais na luta contra as forças do mal, a franquia Power Rangers finalmente apresenta uma personagem LGBTQIA+. Izzy Garcia, a heroína verde da temporada Dino Fury, ganhou até uma namorada. E sua intérprete, a neozelandesa Tessa Rao, valoriza as mensagens que recebeu de adolescentes e jovens adultos em crise por causa de sua orientação sexual e que encontraram na mocinha um exemplo para se aceitarem.
“O retorno dos fãs tem sido inspirador e emocionante, eu fico tão feliz. Recebi e ainda recebo muitas mensagens de pessoas que estão lutando com suas identidades, de outras que já passaram por isso e de quem está muito feliz porque seus filhos ou jovens LGBTQIA+ em geral têm a Izzy para representá-los agora”, conta a atriz.
Ao longo da primeira temporada de Dino Fury, Tessa pôde interpretar alguns momentos históricos para a franquia: além de ser pioneira como personagem LGBTQIA+, Izzy também é a primeira mulher a vestir os trajes verdes, com direito a uma cena logo em sua primeira aparição em que ela rasga a saia da heroína e diz que aquilo não seria tão confortável para as lutas.
“Eu me lembro de ler cada um desses momentos e de ficar muito empolgada, porque eles já pareciam épicos no papel. Acho que a maneira que os roteiristas encontraram de contar a história e de revelar essa parte da Izzy foi muito bem pensada e escrita. Ainda assim, eu nem sonhei que a Izzy seria tão bem aceita pelo público, e isso significa muito para mim. Eu já disse e repito, é uma honra fazer parte disso tudo”, celebra a artista.
O episódio que a TV Cultura exibe nesta terça-feira (30), O Casamenteiro, é justamente o que marca a “saída do armário” de Izzy. Na trama, o irmão da personagem, Javi (Chance Perez), desconfia que ela está apaixonada por um rapaz e faz de tudo para juntar os dois em um encontro.
No fim, a atleta revela que gosta mesmo é de Fern (Jacqueline Joe), sua companheira de corrida. As duas terminam o episódio de mãos dadas –e, no decorrer dos próximos capítulos, dão um beijinho no rosto.
“Eu descobri no episódio cinco que Fern seria o par romântico da Izzy. Jacqueline e eu já tínhamos feito um filme juntas, mas eu não a via já há algum tempo. Quando ela entrou na sala para lermos o roteiro e me contou que interpretaria a Fern, fiquei tão feliz! Foi a melhor surpresa”, lembra.
Curiosamente, a atriz de 21 anos passou boa parte de sua vida sem assistir aos Power Rangers –a franquia tinha sido banida da TV neozelandesa por ser considerada violenta demais, e apenas recentemente voltou ao ar. Mesmo assim, Tessa estava 100% ciente da importância dos heróis para o mundo.
“Não cresci vendo a série, mas não consigo pensar em uma época em que não soubesse o que eram os Power Rangers. Isso diz muito sobre quão enorme e influente é a franquia. Ainda fico chocada com o amor incrível e o apoio que os fãs têm pela série, e é um privilégio fazer parte disso.”
Os cinco heróis da atual temporada
As gravações de Dino Fury ocorreram entre outubro do ano passado e junho deste ano. Como a série é rodada na Nova Zelândia, o elenco norte-americano teve de se mudar para o país e passar por um período de quarentena antes de poder trabalhar com Tessa –que já estava por lá. A equipe ainda precisou adaptar parte do processo para seguir com o projeto em plena pandemia.
“O coronavírus definitivamente mudou a maneira como abordamos alguns aspectos da série, mas para a nossa sorte na época das gravações o nível de alerta não era tão alto a ponto de nos impedir de trabalhar. Quando as restrições aumentaram, o elenco ficou em uma bolha própria. Tirando isso, todo mundo usava máscara o tempo todo, e álcool gel e testes de Covid viraram parte da nossa rotina”, explica Tessa.
A Cultura exibe episódios de Dino Fury de segunda a sexta, às 17h30. A temporada também está na programação do Cartoon Network, com capítulos toda sexta, às 7h25. Confira a abertura da temporada: