NOVAS URNAS E REGULARIZAÇÃO: Secretário de Tecnologia do TRE-PB tira dúvidas sobre próximas eleições no estado

O secretário de tecnologia da informação do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), José Casimiro, esteve nessa quarta (12) no Programa 360º e comentou calendários antes das votações.

“Nosso calendário, que foi aprovado no final de dezembro, conta com datas desde 4 de outubro do ano passado e estende-se até o dia 31 de dezembro de 2023. Tem datas importantes para os eleitores, partidos e federações, que substituíram as coligações, e datas importantes para os candidatos”, disse.

“Quem quiser regularizar a sua situação com a Justiça Eleitoral, tirar um novo título e mudar alguma informação no seu título tem até o dia 4 de maio. Quem não estiver regular, não vai participar da grande festa da democracia”, falou. O primeiro turno das eleições está previsto para ocorrer no dia 2 de outubro deste ano.

Novas urnas

José anunciou que vai serão usadas 200 mil urnas do novo modelo, que utiliza a certificação da ICP-Brasil. As novas urnas terão um sistema reforçado por uma certificação que avalia a aderência do perímetro criptográfico da urna eletrônica em relação aos requisitos mínimos definidos pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Com essa nova tecnologia, além de garantir a execução de sistemas assinados pela Corte, as novas urnas vão assegurar “a autenticidade de informações geradas pela urna eletrônica”.

Segundo José Casimiro, as novas urnas já possuem um módulo que pode ser acoplado e garantir uma versão impressa do voto.

Como regularizar

O TRE reforça a importância de manter a documentação regular, a fim de evitar problemas futuros.

O processo pode ser feito pela internet com o preenchimento do formulário disponível no Portal do TSE. Será solicitado o envio de um documento oficial de identificação, além de um comprovante de residência recente e uma fotografia em estilo “selfie” do eleitor segurando o documento oficial.

Se houver débitos de eleições anteriores a 2020, o eleitor deve quitá-los antes de fazer o requerimento. Clique aqui para obter a guia para quitação de multas.

Calendário das eleições

As eleições deste ano já tiveram as datas oficializadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Neste ano, a população escolherá o presidente do país, os governadores dos estados, senadores, deputados federais e deputados estaduais.

O primeiro dia do pleito está marcado para 2 de outubro. O segundo turno está marcado para o dia 30 de outubro, se houve necessidade.

Veja as datas:

  • Oficialização das federações partidáriasAté 2 de abril (seis meses antes do pleito)
  • Convenção das legendas20 de julho a 5 de agosto
  • Registro das candidaturasAté 15 de agosto
  • Propaganda em rádio e TV (primeiro turno)26 de agosto a 29 de setembro
  • Primeiro turno2 de outubro
  • Segundo turno (se necessário)30 de outubro

A propaganda eleitoral gratuita, no rádio e na televisão, relativa ao primeiro turno, será de 26 de agosto a 29 de setembro.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar