Novo diesel pode causar problemas em picapes e SUVs que rodam pelo Brasil?

Durante o evento Combustível do Futuro, realizado na última terça-feira (8) em Brasília, o governo brasileiro sancionou uma nova legislação que visa aumentar a sustentabilidade na matriz energética do país. Uma das principais mudanças envolve o aumento progressivo da mistura de biodiesel no diesel, que deve atingir 20% até 2030.

Apesar dos benefícios ambientais, muitos proprietários de picapes e SUVs com essa motorização estão preocupados com os possíveis impactos desse novo combustível nos veículos atuais.

Para esclarecer essa questão, entrevistamos Camilo Adas, conselheiro de tecnologia e transição energética da SAE Brasil. O especialista explica que o biodiesel, assim como o diesel convencional, segue padrões rigorosos de qualidade definidos pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), sendo seguro e eficiente.

Ele alerta que os possíveis riscos não estão no combustível em si, mas na complexa cadeia de produção, distribuição e armazenagem, que pode gerar contaminação em qualquer fase.

“O biodiesel é um combustível regulado, padronizado e bem definido pela ANP. Se a cadeia de distribuição for respeitada, ele não deve causar problemas aos motores”, diz Adas.

Ele enfatiza que os riscos de contaminação não são exclusivos do biodiesel. “Esses problemas podem acontecer com qualquer combustível — seja biodiesel, diesel ou gasolina — se houver falhas no transporte, armazenagem ou misturas inadequadas.”

Cadeia de distribuição

Segundo Adas, a contaminação pode ocorrer em várias etapas, como no transporte em tanques inadequados ou durante a armazenagem em locais que não seguem as normas de limpeza e manutenção.

“A cadeia de produção, mistura, distribuição e abastecimento ainda não está completamente madura e tem muitas falhas. O combustível pode sofrer contaminação ao longo desse processo, assim como acontece com o diesel tradicional”, afirma.

Camilo destaca que a ANP realiza auditorias frequentes para garantir que as distribuidoras estejam em conformidade com os regulamentos, mas o Brasil, por sua vasta extensão territorial, possui muitas usinas e distribuidoras, e algumas vezes ocorrem falhas.

Na prática, para picapes e SUVs, os possíveis problemas não são causados diretamente pelo biodiesel, como muitos temem, mas por eventuais falhas qualidade do produto.

“Se o biodiesel for contaminado, isso pode causar entupimento de filtros e até danos no motor, mas isso não é algo exclusivo do biodiesel. Pode acontecer com qualquer combustível que não tenha sido transportado e armazenado corretamente”, disse o especialista.

Impactos econômicos e ambientais

Além da mudança no diesel, a gasolina passará a ter um mínimo de 22% de etanol, podendo chegar até 35%. Anteriormente, o percentual mínimo era de 18% e o máximo de 27,5%.O governo estima que essas mudanças podem impulsionar investimentos de até R$ 260 bilhões e resultar na redução de aproximadamente 705 milhões de toneladas de CO2 ao longo dos anos.

Especialistas acreditam que o Brasil pode se tornar um líder global na produção de biocombustíveis, aproveitando sua vasta capacidade agrícola e industrial.

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